Prefeitos,vice-prefeitos e vereadores eleitos, além dos primeiros suplentes das coligações que disputaram as eleições de 7 outubro nos seis municípios integrantes da 191ª zona eleitoral, foram diplomados na manhã de quarta-feira (19) em solenidade realizada no salão nobre do fórum Fernando Mário Pires Daltro, situado a Rua Luís Eduardo Magalhães nº 101, Bairro Oliveira, na cidade de Capim Grosso. Sob coordenação do juiz eleitoral Jonny Maikel dos Santos, assessorado pela chefe do cartório eleitoral, Maria Alexandra Passos, foram diplomados os eleitos dos municípios Capela do Alto Alegre, Nova Fátima, Gavião, Quixabeira, São José do Jacuípe e Capim Grosso.
A solenidade reuniu, além de autoridades, familiares dos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos. Eles acompanharam o que representa o fim de um processo eleitoral considerado tranquilo pelo juiz Jonny Maikel. “A diplomação dos eleitos é a consagração dos trabalhos da Justiça Eleitoral e queremos agradecer aos servidores do cartório eleitoral, declaro eleitos todos os vencedores nos municípios de Nova Fátima, Gavião, Capela do Alto Alegre, São José do Jacuípe, Quixabeira e Capim Grosso, desejando boa sorte. Aos que respondem algum processo, boa sorte ou azar”, falou o juiz eleitoral. Ele lembrou que processo eleitoral demora, mas terá uma sentença final. O meritíssimo juíz pediu para não ser fotografado.
Nova Fátima e Capela do Alto Alegre – Dentre os atos, os de Nova Fátima e Capela do Alto Alegre, foram os mais movimentados. Os eleitos estavam acompanhados dos familiares e correligionários. Nos dois municípios, os prefeitos foram eleitos pela oposição, depois que seus grupos políticos perderem em 2008, mas conseguiram eleger a maioria dos vereadores, repetindo em outubro e vão administrar a partir de janeiro com a base de sustentação.
A ex-prefeita Regina Sélia de Oliveira Cunha, reeleita em 2004 com 60% dos votos válidos, mas não conseguiu eleger em 2008 sua candidata Maria Mendes dos Santos, estava muita satisfeita acompanhando seu marido Amado Moreira da Cunha (PR), que venceu com uma margem de 317 votos o petista Manoel Santos de Oliveira, que tentou reeleição. Amado Cunha foi bastante aplaudido ao ser convidado para receber o diploma e erguendo para alto, disse que sua missão é colocar o município de volta na linha do desenvolvimento.
Também foram empossados José de Assis de Oliveira Porto (DEM), como vice-prefeito e José Adriano Santos Pereira “Adriano de Rosalvo” (PP – 665 votos), Adriano Lima Oliveira, “Adriano Foinha” (PSB – 502 votos), Josenaldo de Oliveira Porto (PCdoB – 448 votos), Manoel Fernandes Araújo Filho (PT – 409 votos), Jose Carlos Santos Oliveira,” Bazia” (PDT – 380 votos), Renato Pereira Soares (PR – 372 votos), João Humberto Félix de Souza Junior “Joaozinho de Dalva “(PR – 332 votos) e Vagner Gomes da Silva (PP – 265 votos), como vereadores eleitos e a vereadora democrata Reinalda Mendes dos Santos, que obteve 567 votos.
Capela do Alto Alegre
O bancário e líder cooperativa, Joseney da Silva Santos (PTB), “Ney do Banco”, venceu o médico Claudinei Xavier Novato (PCdoB), com uma margem de 326 votos. “Nei do Banco” obteve 52,22% dos votos válidos e “Dr. Nei”, 47,78%. O ex-prefeito Carlos de Oliveira Carneiro (PP), foi diplomado como vice-prefeito a ser empossado em 01 de janeiro.
Nei, que assumirá pela primeira vez um cargo conquistado através do voto, foi eleito com o apoio das tradicionais forças políticas de Capela do Alto Alegre, principalmente ex-prefeitos ou familiares de grandes lideranças.
Foram diplomados os vereadores Luís Marcelo Oliveira do Nascimento, Marcelo do Ipirai (PMDB – 549 votos), Ronivaldo Ferreira de Almeida “Rony” (PRB – 544 votos), José Silva dos Santos “Zé Silva” (PSC – 533 votos), Domingos Cunha de Oliveira, “Raminho Eletricista” (PSL – 519 votos), Jose Jaeckson dos Santos Coelho, “kero” (PT – 509 votos), Luís Romeu Oliveira Mascarenhas (PP – 508 votos), Osvalci Araújo Parente (PP – 477 votos), Arismario Gomes de Oliveira (PTB – 448 votos) e Rafael Carneiro dos Santos (PV – 399 votos).
Veja as fotos dos diplomados de Capela e Nova Fátima
Os nove vereadores eleitos, o vice-prefeito Juvenal Barreto da Silva (DEM) e a prefeita reeleita Benvinda de Oliveira Silva (PSD), pelo município de Gavião. Benvinda de Laurindo, como é conhecida a social democrata obteve 2.090 votos, ou seja, 61,06% dos votos, derrotando o engenheiro Joaquim Cunha, que por três vezes exerceu o mandato de prefeito, com uma diferença de 796 votos.
Também foram diplomados os eleitos pelo município de São José do Jacuípe, que pela primeira vez, desde que foi emancipado em 13 junho de 1989, será administrado por uma mulher, Maria Verusa Costa Matos (PSDB). Verinha, como é conhecida, obteve 54,30% dos votos, derrotando o prefeito Antonio Roquildes Vilas Boas Almeida (PSD), que disputava a reeleição. Almeida, com é chamado o social democrata, obteve 40,70% dos votos.
A prefeita eleita tem como base eleitoral principal do Distrito de Itatiaia, onde disputava espaço politico com o vice-prefeito Antonio Souza, que integrava a chapa de Almeida.
O petista Eliezer Costa foi diplomado, ao lado de vice-prefeito, reeleito do município de Quixabeira. Também foram diplomados os nove vereadores que compõe a Câmara de Vereadores e os primeiros suplentes.
Por último foi diplomado o prefeito reeleito de Capim Grosso, José Sivaldo Rios de Carvalho, o vice, Pedro Neves Ribeiro, eleitos pela coligação “Muito Mais por Capim Grosso”, formada pelo PDT/ DEM / PSDB / PSD. Pela ordem, foram diplomados os suplentes e depois os vereadores.
Manifestantes protestaram Diploma recebido por Amado Cunha
Cerca de 15 pessoas a maioria mulheres de Nova Fátima chegaram a frente do Fórum com faixas e cartazes com o pedido a justiça para não diplomar o prefeito eleito de Nova Fátima.
Eles entoavam o grito “justiça queremos justiça” alegando que a eleição teve várias irregularidades a exemplo de transferência de títulos, compra de votos entre outras acusações.
O grito de protesto foi dado, mas não foi ouvido por aqueles que mais os manifestantes queriam, pois chegaram após a diplomação e os diplomados já não estavam mais no recinto. O grupo disse que vai continuar pedindo a justiça agora para cassar o diploma.
Cunha tomou conhecimento da manifestação na cidade de Gavião já no fim da tarde, onde se preparava para realizar uma carreata para chegar em festa na cidade. ” Estou tranquilo quanto as acusações, isso é normal na política, principalmente entre pessoas que não aceitam a derrota”, comentou o futuro prefeito de Nova Fátima.
Por: Valdemí de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas