Autor de sucessos como Asa Branca, Baião de Dois e Qui Nem Jiló, Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, completaria 100 anos nesta quinta-feira (13). Considerado um dos compositores mais importantes da música popular brasileira, Gonzagão, que morreu em agosto de 1989, aos 76 anos, ganhou filme contando sua história de vida para comemorar a data. Gonzaga – De Pai Pra Filho, que chegou aos cinemas em outubro, mostra a biografia de Luiz Gonzaga e retrata, ao mesmo tempo, como era a relação entre ele e o filho Gonzaguinha.
Luiz Gonzaga do Nascimento nasceu no dia 13 de dezembro de 1912, no povoado de Araripe, extremo oeste do estado de Pernambuco, a 700 km do Recife. Seu pai trabalhava na roça e nas horas vagas tocava acordeão. Foi com ele que Luiz Gonzaga aprendeu a tocar o instrumento. Não era nem adolescente ainda, quando passou a se apresentar em bailes, forrós e feiras, de início acompanhando seu pai.
Homenagens: Hoje, a pagina inicial do Google estampa a figura do rei do baião.
Em Pernambuco:
Uma salva de tiros dada por bacamarteiros será o primeiro sinal: Luiz Gonzaga revive. Nesta quinta-feira (13), dia em que completaria cem anos, o Velho Lua ganha homenagem no Recife e em Exu, sua terra-natal e inspiração das mais famosas músicas de seu repertório.
Na capital, a celebração tem início na Praça do Arsenal com a Alvorada Gonzagueana, às 6h, e o barulho do bacamarte. Quadrilhas juninas, aboiadores, banda de pífanos, vaqueiros e grupos de xaxado fazem a festa. Às 10h, a fole toma as ruas com a Caminhada Sanfona do Povo.
Em frente ao Palácio do Campo das Princesas, sanfoneiros relembram a obra do Mestre Lua até o meio-dia e seguem andando rumo ao Marco Zero. Às 20h, na Praça do Arsenal, o Baile do Gonzaga tem como principais atrações Fagner e Alceu Valença, além de Targino Gondim, Karolinas com K e outros convidados.
Quando Luiz Gonzaga veio a Coité: Conta-se que no final da década de 70, Gonzagão fez um show no coreto da Praça da Matriz em Conceição do Coité. Veja o depoimento da Superitendente de Cultura Marialva Carneiro, divulgado pela página www.facebook.com/coiteba
Da Redação CN, com informações de gazetaweb.globo.com e jconline.com