A mine reforma do governo de Ismael Ferreira foi aprovada por unanimidade em primeiro turno na última quarta-feira (05) na Câmara de Vereadores de Valente. De acordo com o texto, a secretaria de cultura, esporte e lazer deixam de existir. Passam a funcionar como diretorias dentro da Secretaria de Educação.
Com menor número de secretarias, num total de seis, o novo governo vai trabalhar com diretorias, que em tese teria um status mais próximo do secretariado e com dotações orçamentárias que possibilitem autonomia e agilidade de trabalho. De todas as secretarias, a Educação deverá ter maior atenção, já comportará as diretorias de cultura e esporte e lazer.Outro destaque é para a Secretaria de Agricultura, que agora passa a ter uma nova nomeclatura: Secretaria de Desenvolvimento, Agricultura e Meio Ambiente. Essa terá mudança de perfil administrativo. Vai dar maior ênfase ao desenvolvimento sustentável e a agricultura familiar.
Além da chefia de gabinete, as secretarias que constituirão o novo governo são:Administração e Fazenda;saúde; educação,cultura, esporte e lazer;trabalho e desenvolvimento social (Ação Social);infraestrutura, obras, transporte e serviços públicos e desenvolvimento econômico, agricultura e meio ambiente.
Ainda não foi divulgado a estimativa de impacto nos próximos três anos com as mudanças, já que ela inclui também alteração de vencimentos. Mas pela nova organização, entre cargos de Secretarias, diretorias, chefias, assessoria, coordenadorias são 455 cargos, de um corpo atual de mais de 1300 funcionários. O orçamento geral do município está estimado em R$ 43 milhões de reais, 33 milhões de receita e 10 milhões de gastos com INSS. A aprovação em segundo turno será na próxima quarta (12).
ASCOM PMV