Os atuais prefeitos, na maioria reeleitos ou que conseguiram eleger seus sucessores, participaram da última reunião deste mandato do Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sisal (CONSISAL), que foi realizado na cidade de Valente. O CONSISAL é uma associação pública de direito Público criada após uma articulação visando desenvolvimento de políticas públicas nos 20 municípios que compõem o Território do Sisal, apesar de estarem filiados apenas 14, ou seja, Araci, Barrocas, Candeal, Cansanção Ichu, Itiúba, Lamarão, Monte Santo, Nordestina, Queimadas, Retirolândia, Serrinha, Teofilândia e Valente.
Na pauta da última reunião, os prefeitos debateram o convênio que será firmado com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (MDS), para a construção de cisternas de placa com capacidade para armazenamento de 16 mil litros d’água, em todas as casas da zona rural que demandam de reservatórios. Na primeira etapa foram construídas 3.200 cisternas, distribuídos entre os municípios de Araci, Cansanção, Ichu, Itiúba, Monte Santo, Queimadas, Serrinha e Teofilândia. Uma das dificuldades encontradas para firmar o convênio, foi a contra partida dos municípios, correspondente a R$ 18,11 por cisterna, pois alguns prefeitos que não conseguiram a reeleição negaram efetuá-lo. “Quem entra para ser prefeito sabe que a função é temporária. Todos sabem disto”, lembrou a irmã Cecília, com o é conhecida á prefeita de Itiúba, numa alusão aos que perderam e colocaram dificuldades no pagamento da contra partida.
O CONSISAL efetuou o pagamento referente aos municípios cujos prefeitos atuais não o fizeram, mas os eleitos, na sua totalidade, fechou compromisso de efetuar o mesmo em janeiro. A população dos municípios do território do sisal é estimada em de 568.600 Mil habitantes, sendo que 59,35% residem na zona rural (337.480 habitantes) e 40,64% na zona urbana (231.120 habitantes).
A presidente do CONSISAL, Cecília Petrina de Carvalho, prefeita do município de Itiúba, avaliou de forma positiva as ações do consórcio. Primeira presidente da entidade fundada em 05 de agosto de 2010, Petrina disse ao CN que a missão do CONSISAL é promover o Desenvolvimento Sustentável dos Municípios que Integram o Território, propiciando o bem-estar de forma socialmente justa e ecologicamente equilibrada e “nós estamos conseguindo”, ressaltou a prefeita.
Ainda sobre as do CONSISAL, ela lembrou que abrange 21 áreas distintas, entre estas o abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem e manejo de águas pluviais, gestão de resíduos sólidos, gestão ambiental compartilhada, habitação de interesse social, manutenção de estradas vicinais, implantação de abatedouros e frigoríficos regionais, capacitação de gestores municipais, educação profissional, saúde, apoio à agricultura familiar e a economia solidária, entre outras. “Todos nós temos um grande carinho por essa construção (CONSISAL) que fizemos juntos”, com concluiu a prefeita que deixará o mandato de executivo de Itiúba no dia 31 e do Consócio no final de janeiro, quando acontecerá a segunda eleição da entidade. O prefeito de Serrinha, Osni Cardoso (PT), foi o primeiro prefeito a manifestar o desejo de ser candidato a presidente.
O secretário executivo do CONSISAL, José Silva, contou ao CN que o consórcio tem se mostrado um instrumento eficaz na captação de recursos para os municípios consorciados e tem auxiliado na promoção do desenvolvimento Territorial.
Os municípios de Biritinga, Quijingue, Santa Luz, São Domingos, Tucano e Conceição do Coité, não são filiados ao CONSISAL. O futuro prefeito de Conceição do Coité, Francisco de Assis, participou da reunião acompanhado dos próximos secretários da Agricultura, Urbano de Carvalho, e o das Relações Institucionais e Comunicação, Valdemi de Assis. Na ocasião, ele demonstrou interesse em fazer parte do consórcio, e deve enviar, assim que assumir, o projeto de adesão para a Câmara de Vereadores.
O prefeito eleito de Ichu, Antonio George Ferreira Carneiro (PSC), que atualmente exerce o mandato de vereador, disse que foi contra o projeto de filiação do município ao CONSISAL pela rapidez como o projeto tramitou na Câmara, mas, agora na qualidade prefeito irá dedicar uma atenção especial por reconhecer as ações que estão sendo desenvolvidas e visivelmente contribuindo para o desenvolvimento dos municípios e a melhoria da qualidade de vida das pessoas, a exemplo das construções de cisternas e Ichu será o primeiro a universalizar com todas as famílias da zona rural sendo beneficiadas.
O prefeito Ranulfo Gomes (PSD), que está à frente do município de Cansanção há dois anos e assumirá o próximo mandato em 01 de janeiro, disse que o CONSISAL foi uma das melhores coisas deste mandato e são visíveis os resultados obtidos. ”Individualmente é difícil conseguir as coisas”, externou Gomes.
O ato aconteceu na última sexta-feira, 21, em um auditório no primeiro andar do Banco do Brasil de Valente.
Da Redação CN / fotos: Raimundo Mascarenhas