Foi inaugurado na noite de quarta-feira (12), a ampliação do plenário da Câmara de Vereadores de Retirolândia. O ato aconteceu ás 20hs e contou com a presença dos vereadores da atual legislatura, prefeito eleito André Martins (PSD), vice-prefeito Arlânio Martins dos Santos, ex-vereadores, vereadores recém-eleitos, secretários municipais e autoridades religiosas.
A obra de ampliação do plenário, com 16 metros de comprimento, 8m de largura e capacidade para 100 cadeiras, custou aproximadamente R$ 90 mil e por intermédio de um projeto de lei apresentado pelo vereador Marinaldo Alves Maciel (PT), “Macarrão”, aprovado por unanimidade, a mesa diretora colocou o nome do ex-vereador (foto destaque) Deodato João da Silva, “Dió”, que morreu vitima de acidente. Dió, como era conhecido, exerceu três mandatos consecutivos de vereador.
Após o descerramento da placa de inauguração, o presidente da Câmara de vereadores, José Egnildo dos Santos (PMDB) falou aos presentes sobre os motivos que levaram a realizar a obra, pois havia uma cobrança muito grande da sociedade, pois as sessões estavam sendo realizadas no auditório situado no primeiro andar, dificultando o acesso das pessoas com deficiência. “Fiz um compromisso com a comunidade e conseguir honrar, mesmo com dificuldades financeiras. Economizei e só iniciei a obra quando já havia assegurado 20% dos recursos”, falou Guene, como é conhecido o presidente.
O parlamentar destacou também o bom relacionamento com todos os vereadores, aqueles da situação, integrantes da base de sustentação do governo, ou da oposição. Guene finalizou seu pronunciamento parabenizando o vereador Macarrão pela iniciativa de homenagear o ex-vereador Dió, colocando seu nome no espaço do plenário. “A política precisa de homens honestos e Dió foi um referencia na politica”, complementou o chefe do legislativo.
O vereador Marinaldo Maciel, “Macarrão”, quando adolescente, acompanhou a trajetória do então vereador Dió, e, conforme pronunciamento no ato da inauguração, o tinha como referencia na política pela maneira como desempenhava as funções parlamentares na defesa dos mais necessitados. Afilhado do homenageado, Macarrão destacou a importância do novo espaço, principalmente em função dos deficientes físicos e lembrou que a Câmara foi palco das dificuldades das pessoas deficientes físicas citando o exemplo do ex-vereador Antônio Luiz de Lima, “Tonhizo”.
A vereadora Enedina Maria Silva de Oliveira (PMDB), “Zizinha”, irmã do ex-vereador Dió, estava visivelmente emocionada pela homenagem prestada ao seu irmão e externou o agradecimento aos colegas e destacou a coragem do presidente da Câmara em realizar a obra, principalmente por se tratar de um ano eleitoral e com grandes dificuldades. Sobre seu irmão, Zizinha disse que se tratava de um homem disposto e lutava na defesa dos menos favorecidos.
O pemedebista vereador Agnaldo Lima, também falou da coragem e disposição política como Dió atuava na política local, chegando inclusive a disputar, além dos mandatos legislativos, uma vaga para vice-prefeito, porém não foi eleito. Guina, como é chamado o pemedebista, falou que da a importância da obra, pois será mais um espaço que a sociedade poderá utilizar e para se concretizar contou com apoio de todos os vereadores.
O vereador Railton de Araújo Costa (PTC), “Rau”, reconheceu o esforço do presidente para realizar a obra e que irá atender a demanda do município, principalmente na realização de movimentos que discuta política politicas públicas que venham melhorar a vida das pessoas.
Para o vereador Roque dos Santos Alves (PRP), desde que a sede da Câmara foi construída, esta é a maior reforma que aconteceu e chegou em uma hora importante, pois dentro de 20 dias começa uma nova legislatura. “Necessário que possamos incentivar o povo participar das sessões e conhecer este espaço”, falou Roque de Lé, como é chamado popularmente o republicano.
O social democrata, vereador Robson Alves Guimarães, irá para o terceiro mandato e lamentou a presença do povo nas sessões. “Em 2013 tem que ser diferente e esta casa, que é casa da cidadania, deve ser frequentada pela comunidade para que todos saibam das ações dos parlamentares, principalmente aqueles em quem votaram”, externou Roque Alves.
Representando a família, uma das filhas do ex-vereador Dió, Naiara Silva, destacou os ensinamentos político que recebeu do pai. “Para fazer política não precisa esta no cargo e sim pensar em todos, principalmente nos excluídos e as aqueles que mais precisam”, falou. Como forma de continuar a luta do pai, ela lançou sua candidatura à vereadora em 2016, pois era desejo dele, mas teve que acontecer este intervalo por causa de atividades profissionais e estudo que fizeram que se ausentasse do município.
O prefeito eleito André Martins, disse que o novo auditório foi obra importante para o município e parabenizou a presidência do legislativo. “O presidente está de parabéns pela obra e pelo mandato, provando que é capaz”. Ainda no seu pronunciamento, o prefeito recém-eleito também tratou da questão referente à ausência de público nas sessões,que para ele refletiu no resultado das ultimas eleições.
Para Dr André Martins como e conhecido, os vereadores que vão tomar posse em janeiro devem se preocupar com isto. “O trabalho tem que ser bem feito e a questão do horário das sessões é importante para que o povo possa participar, pois não existe democracia sem o povo”, concluiu.
Vice-prefeito eleito Arlanio Martins dos Santos (PSC), disse que o momento foi significativo para a família do ex-vereador Dió por vê o nome de um ente querido estampado em um órgão público da importância da Câmara de Vereadores por onde passou por três mandatos.
Após ouvir os vereadores e a convocação para as pessoas participarem das sessões, principalmente agora com o plenário ampliado, o padre Antônio Elias lembrou que era necessária a mudança do horário, pois durante o dia poucas pessoas tinham tempo de assistir. “É necessário atender a população e em nome deste povo quero pedir que mudassem o horário, pois pela manhã muita gente não tem como participar”, conclamou o padre e concluiu: “Com este plenário, agora a comunidade ganha dois espaços”, festejou o vigário referindo-se ao auditório localizado no primeiro andar do mesmo prédio.
A última sessão da Câmara de vereadores será sexta-feira (14), ás 19hs, quando serão distribuídas cópias da lei orgânica que foi alterada após 20 anos no mandato do vereador Guene.
Por Valdemi de Assis/ fotos Raimundo Mascarenhas