O pastor Reinaldo Barbosa, 41 anos, a cunhada Nelma de Matos, 41 e o sobrinho Felipe Barbosa, 12 anos, membros da Igreja Evangélica Assembleia de Deus Filadélfia, sediada em Osasco, São Paulo, morreram vitima de acidente de veículo na manhã desta segunda-feira (28), na BR 324, Km 435,7, há 15 km da cidade de Riachão do Jacuípe. Eles estavam no Fiat Pálio p/p HLX 1933, licença de Osasco-SP dirigido pelo pastor Rafael Barbosa, esposo de Nelma, pai de Felipe e irmão de Reinaldo. No veículo também estava o filho mais velho do pastor, Rafael Natanael Barbosa, 17 anos.
Rafael e Natanael Barbosa foram levados ao pronto socorro do Hospital Municipal de Riachão do Jacuípe, onde receberam os primeiros atendimentos e foram transferidos para o Hospital Clériston Andrade, em Feira de Santana.
A forma como aconteceu o capotamento chamou a atenção dos motoristas que trafegavam no trecho Riachão do Jacuípe/Tanquinho, que pararam para socorrer pai e filho. O Fiat Pálio bateu em um barranco e voou a uma altura de aproximadamente 10 metros, batendo ao solo e capotando a uma distância de 70 metros.
O motorista Fernando Souza, residente na Fazenda Cajueiro, município de Capela do Alto Alegre, presenciou o fato e ajudou no resgate das vítimas. Impressionado, Fernando mostrou a equipe CN o para-choque do veículo enganchado em uma das galhas mais alta de uma arvore regional conhecida por Pau D’rato. “Pela forma como o carro voou lembrou um avião em decolagem e depois a queda, pensei que não ia sobrar ninguém vivo”, contou Fernando.
As vitimas residiam na cidade de Osasco e, como exceção de Nelma esposa de Rafael e mãe dos jovens, todos são naturais de Capim Grosso, para onde estavam seguindo. Eles passaram a semana na cidade de Ubaitaba, no sul do estado, onde concluíram as obras da sede da Igreja e realizam a festa de inauguração no final de semana. Nelma Matos era natural de Jequié.
Além dos evangélicos que seguiam no Pálio, uma Kombi com seis pessoas, dentre elas a dupla de cantores sertanejos evangélicos, Aparecido e Benedito, conhecidos com a marca Filhos Damascena. Aparecido, contou que estavam seguindo na frente e após o acidente, Rafael pediu que um motorista interceptasse seu veículo e contasse o ocorrido, inclusive que havia mortos. “Diante da informação, voltamos, ajudamos no socorro e aguardamos a chegada da perícia”, contou.
O corpo de Reinaldo Barbosa ficou dentro do veículo no banco de carona, preso por o cinto de segurança, enquanto os corpos de mãe e filho foram arremessados para fora do carro. No Hospital Municipal, enquanto aguardava a ambulância para serem transferidos, pai e filho conversaram com o CN. Rafael Barbosa, disse que a causa do acidente foi uma ultrapassagem em local proibido por um veículo Gol ou Voyage e para evitar o choque frontal, saiu para o acostamento, vindo a bater em um barranco, perdendo o controle do carro arrancou árvores antes capotar.
Ele lembrou que havia saído de Ubaitaba ás 4h30 e o acidente ocorreu ás 09h30. “Nós tínhamos parado no Povoado de São João, onde compramos um milho e vínhamos conversando sossegadamente, até o momento da tragédia”. Ele não soube dizer onde os corpos serão sepultados, ou pelo menos, a dúvida estava em relação ao corpo da esposa Nelma Matos que ele acredita que um irmão queira sepultar em Jequié.
O pastor Rafael, consagrado em 2003, também lembrou que todos estavam seguindo para Capim Grosso, onde domingo aconteceria o culto festivo para implantação da pedra fundamental da construção de um novo templo. O pastor Reinaldo e seu irmão Rafael são empresários do ramo de reforma de imóveis em Osasco.
Peritos da polícia civil da Delegacia Regional de Serrinha e Patrulheiros da Políca Rodoviária Federal de Capim Grosso estiveram no local do acidente para analisar a cena e funcionários do Instituto Médico Legal foram acionados para o recolhimento dos corpos que foram levados para exame de necropsia em Feira de Santana.
Texto Valdemí de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas