Foi instalada na manhã desta terça-feira, 26, a Comissão dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa da Bahia tendo como presidenta a deputada estadual Neusa Cadore (PT) e Graça Pimenta (PR) vice-presidente. Eleita por unanimidade, Neusa destacou a importância do Colegiado em dar voz às mulheres e organizar as demandas femininas para a construção plena da democracia. “Temos a tarefa de extrapolar esta Casa, divulgando os projetos e contribuindo para o empoderamento político, econômico e social das mulheres. Vamos fazer desta Comissão um espaço solidário da luta das mulheres”, destacou a parlamentar que já ocupou o cargo entre 2009 e 2010.
Integram também a Comissão Ângela Souza (PSD), Carlos Geílson (PTN), Luiza Maia (PT), Kelly Magalhães (PCdoB), Maria Luiza (PSD) Maria Luiza Laudano (PSD). Os parlamentares Álvaro Gomes (PCdoB), Ivana Bastos (PSD), Luciano Simões (PMDB) e Maria Del Carmem (PT) compõem o Colegiado como suplentes. Além do debate sobre a participação feminina na política, o tema da violência contra a mulher, em especial do tráfico de pessoas, será um dos principais focos do Colegiado.
Já o deputado Joseildo Ramos (PT) eleito também por unanimidade, o novo presidente da Comissão e Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa. A reunião de instalação do colegiado ocorreu na sala das Comissões. Indicado pelo PT, o parlamentar é membro da CCJ desde o início da legislatura, relatando projetos importantes como a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e o Plano Plurianual Participativo (PPA). Ele substitui o também petista, Paulo Rangel.
Além de Joseildo, os deputados Carlos Geilson (PTN), Mário Negromonte Júnior (PP), Maria Luiza Laudano (PSD), Bira Coroa (PT), Elmar Nascimento (PR), Euclides Fernandes (PDT), Bruno Reis (PRP) e Luiz Augusto (PP).
Fonte: assessorias parlamentares