Foi realizada na noite de segunda-feira (18), na Câmara de Vereadores de Capela do Alto Alegre, município situado no território do Jacuípe, uma Sessão Solene para marcar o início do ano legislativo. Representantes dos diversos segmentos da sociedade compareceram e prestigiaram a cerimônia.
O vereador Domingos de Oliveira Cunha (PSL),fez a leitura bíblica,obedecendo ao ritual da sessão e em seguida o chefe de Gabinete da Prefeitura, Iraesto Moreira fez a leitura da mensagem do executivo. Na mensagem relatada em sete páginas, o prefeito Ney do Banco,como é conhecido,afirma que o momento de abertura dos trabalhos de uma nova legislatura é a oportunidade de detalhar os planos com vista ao exercício que se inicia e destacou a importância da convivência harmônica entre os poderes, princípio básico da democracia, visando à garantia dos interesses do povo.
Na mensagem,ele lamentou as inúmeras dívidas deixadas pela gestão anterior e a situação de inadimplência junto ao serviço auxiliar de informações para transferências voluntárias do governo federal, com pendências na Procuradoria geral da União, Receita Federal, CADIM e regularidade Previdenciária do Capela Prev. Ao finalizar o documento, o prefeito citou algumas obras e fala de esperança ao dizer que 2013 é um ano de inúmeros desafios e a gestão por ele conduzida estará de olho no futuro para organizar um município mais humano e justo, com políticas públicas dedicadas especialmente ao resgate dos serviços básicos á população e a recuperação da infraestrutura.
Ao se pronunciar, Ney do Banco, parabenizou todos os parlamentares, confirmou as dificuldades que vem enfrentando nesse inicio de gestão e frisou que precisará de muita ajuda do poder legislativo. “Precisamos unir forças para construirmos um município melhor para todos”, declarou. Ao lado da primeira dama Cristina Silva, ele disse que não tem adversário e o objetivo do seu governo é melhorar a qualidade de vida das pessoas, pois o município é uma só família.
“Não está sendo fácil este primeiro momento. A responsabilidade é grande e tarefa árdua por causa da situação encontrada, principalmente por que encontramos o município endividado e todos sabem disto”, desabafou.
Demonstrando muita preocupação com a geração de emprego, ele disse que vai trabalhar para atrair indústrias para o município, pois não é possível a Prefeitura sozinha resolver este problema, já que existem 600 funcionários concursados, dos quais 47 foram chamados no final da gestão passada, do concurso realizado há três anos.
Sobre as parceiras externas, o prefeito elogiou os trabalhos junto o território da bacia do Jacuípe e o consórcio intermunicipal que resultou neste primeiro momento na aquisição de dois veículos novos que deverão chegar entre os meses de abril e maio, além da construção de barragens.
O atual vice-prefeito Carlos de Oliveira Carneiro,que também já dirigiu o município, disse que está a disposição dos vereadores e lembrou ter atuado também no legislativo, sendo inclusive presidente e secretário deste poder, que considera importante para o desenvolvimento do município. Carlinhos, como é chamado, também demonstrou preocupação com questão do emprego e lamentou a Prefeitura não absolver toda demanda, inclusive existe o limite prudencial de 51% da receita para a folha de pagamento. “O Município que compromete grande parte de suas receitas com despesas de pessoal, praticamente inviabiliza uma gestão e impede realizar investimentos em outras áreas, a exemplo de pavimentação urbana, construção de escolas, melhorias da saúde, etc.”, concluiu o vice-prefeito ao falar para o CN.
Câmara presidida por uma mulher – A progressista Osvalci Araújo Parente é a segunda mulher a presidir a Câmara de Vereadores, desde que o poder foi oficializado em 01 de janeiro de 1986. Naquele dia foi eleita Josabete Sapucaia Costa e naquele período, outras mulheres foram eleitas, porém não assumiram a presidência do legislativo.
Osvalci é também a única mulher com mandato nesta nova legislatura e ao usar da palavra agradeceu aos 477 votos que recebeu na eleição de outubro do ano passado e renovou o compromisso de lutar pela qualidade de vida dos munícipes.
“Cada voto foi conquistado e representa um grito de liberdade. Vamos também realizar um mandato em defesa das mulheres, por ser a única representante neste parlamento”, garantiu a presidente. Tudo que fiz por Capela foi por amor e a mensagem foi entendida no trabalho de casa a casa que fizemos e iremos honrar os votos no comprimento do papel de legislador. A Câmara será o principal elo entre o povo e poder público municipal, valorizando as relações institucionais”, comprometeu-se a vereadora Osvalci Araújo.
Depoimentos dos demais representantes legislativo
Vereador de primeiro mandato, Domingos Cunha (PSL), ”Raminho Eletricista”, foi o mais votado da base do prefeito Ney do Banco e ao falar para o público citou algumas comunidades, a exemplo de Capelinha, Beira Rio, Tanquinho I e II, Lagoa dos Lírios, Candeal, Carrapato e Malhada, onde recebeu votos e vai realizar um mandato de reconhecimento. Em seu primeiro discurso, falou da situação incomoda que estão vivendo 75 servidores tomaram empréstimos através do sistema consignado junto a Caixa Econômica e o pagamento não foi repassado pela gestão passada e seus nomes estão registrados no SERASA.
José Jaeckson dos Santos Coelho (PT), conhecido por Kero, ao iniciar seu terceiro mandato, desejou prefeito “toda sabedoria do mundo”, para conduzir o município e reconheceu as dificuldades que vive o município e a função de chefe do executivo, principalmente na hora de tomas decisão. Sobre a mensagem que foi lida por Iraesto Moreira, o petista disse concordar com umas coisas e outras “não”, a exemplo do esporte. Segundo ele, este setor obteve da gestão passada todo apoio e garantiu ser parceiro nas questões que precisa ser melhorada.
Luis Marcelo Oliveira do Nascimento (PMDB) voltou a Câmara depois de quatro anos e com a marca do mais votado entre os eleitos. Ele tem como base principal o Povoado de Ipirai e obteve 549 votos, correspondente a 7,23% dos votos válidos do município. Em seu pronunciamento, convocou o povo para participar das sessões e disse que vai ser coerente nas decisões em prol do povo e fará criticas ao gestor caso entenda que o mesmo não corresponda as expectativas.
Membro da bancada da oposição, reconheceu o trabalho realizado pelo ex-prefeito Claudinei Novato e garantiu que seu mandato terá como objetivo principal defender o município.
Ronivaldo Ferreira de Almeida (PRB), também retornou a câmara depois de quatro anos. Rone está na base da oposição e depois de ouvir a mensagem do prefeito ele disse que defender e acusar alguém são duas palavras fortes e inadimplência sempre existiu nas gestões passada, pois que assume o governo, ao longo da história do município, tem encontrado problemas deixados pelos seus antecessores. “Chegou a hora de mostrar com sua equipe a força da coerência”. Rone deixou este recado e aproveitou para chamar atenção do prefeito para ficar atento para as ações dos secretários, pois eles erram e quem “paga o pato”, é o prefeito e que havia presenciado no governo passado.
Luis Romeu Oliveira Mascarenhas (PP) começou o terceiro mandato garantindo que a Câmara será parceira neste governo e pediu o máximo de transparência ao poder executivo, pois assim será o legislativo. ”Interagir na vida da cidade com responsabilidade diante da coisa pública, zelando pela independência dos poderes. Vamos apostar na força política, acima dos partidos em defesa de Capela do Alto Alegre com serviços públicos eficientes”, pautou o progressista em seu pronunciamento.
Luciano de Oliveira Rios (PP), é o primeiro suplente da coligação “Muda Capela” e assumiu o mandato em substituição ao vereador Arismário Gomes (PTB) que está assumindo a secretaria de Administração e Planejamento. Luciano,59 anos, vai exercer pela primeira vez o parlamento e integra a base do governo.
O Rafael Carneiro dos Santos (PV), o mais jovem, com apenas 29 anos, dedicou seu tempo na tribuna para homenagear o colega Luciano.
Ele fez a narrativa da vida de Luciano afirmando que sua formação foi como base na “escola da vida” e sua maneira de viver é exemplo que todos podem seguir e sua presença na Câmara é muito importante.
O social Cristão José Silva dos Santos, foi o único a faltar à sessão por motivo de saúde. Ele está se recuperando de um acidente de moto.
Por: Valdemí de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas