Terminou no final da tarde de sexta-feira (15), a jornada pedagógica promovida pela Secretaria Municipal de Educação Cultura e Esporte de Conceição do Coité. A jornada reuniu diretores, professores e coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino e teve como tema “Aprendizagem e Transformação. A quem interessa?”. A abertura, na manhã de quinta-feira (14), reuniu os 600 participantes no auditório da AABB e as oficinas temáticas em grupos, na tarde de quinta e todo o dia de sexta-feira (15), aconteceram na sede do Campus XIV da UNEB.
A secretária de Educação Perpétua Sampaio, considerou a jornada muito proveitosa e disse que, apesar das dificuldades encontradas pela nova gestão, o setor será administrado por meio de um único partido, que é “partido da educação” e aproveitou para convidar a todos os participantes a militar por este caminho. Ela também falou ao CN que a jornada pedagógica foi um momento de troca de experiências e de aprendizado para levar novas práticas de ensino para a sala de aula, melhorando a educação dentro de um contexto globalizado, levando em consideração o contexto social, a família e principalmente as condições de ensino oferecidas ao aluno que podem ser sempre melhoradas.
O vice-prefeito e secretário da saúde, Alex Lopes (PMDB), destacou a capacidades de Perpétua Sampaio como gestora da área de educação, esporte e cultura e conversou com os professores, onde pediu apoio para construção de uma nova era também neste setor. “Mais de onze mil alunos serão formados verdadeiros cidadãos e juntos poderemos fazer muito mais por eles. Vamos também levar as famílias para escola, pois isto é muito importante”, incentivou o vice-prefeito.
O prefeito Francisco de Assis (PT), falou que as matrículas da rede municipal de ensino de Conceição do Coité já foram concluídas e que o governo estava realizando as reformas e limpeza das escolas, estruturação da rede de transporte e a compra da alimentação escolar, seguindo as normas do MEC e anunciou o inicio das aulas no dia 04 de março de 2013. Assis, em conversa com o CN, confirmou que foi realizado o pagamento do terço de férias de todos os professores do município na sexta-feira (15), corrigindo um equívoco no cálculo.
Ele lamentou o corte injustificável de 40% no salário de dezembro pelo ex-gestor. O prefeito finalizou agradecendo o empenho do sindicato da categoria para recuperar os dados que foram excluídos nos sistemas pela gestão passada. “O trabalho começou do zero, pois os HDs desapareceram e tivermos que refazer tudo”, concluiu.
A programação contou com a participação de Lúcia Margarida Chamusca de Carvalho, arte-educadora, escritora, compositora e intérprete, produtora de arte para criança, autora e diretora do Projeto Brincando de Cantar na Escola, facilita vivências e oficinas. Lu Chamusca, como é chamada, atua nesta área a mais de 20 anos, como experiência em congressos internacionais e em todo Brasil. A professora Maria Fortuna falou do o tema da jornada.
Nas oficinas foram discutidos os subtemas “o desafio de resgatar a infância e promover a aprendizagem significativa”, “o cordel em sala de aula, pelo poeta Antônio Barreto, “o ensino de música nas escolas”, maestro Josevaldo Nim “cultura corporal no ambiente escolar”, com Élson Moura Dias Júnior, . “inclusão do aluno com necessidades especiais”, Rivanir Alves Rios, “modelagem matemática”, Maiana Santana da Silva “educação e cultura, como, quando e onde acontecem”?, pela professora Andréia Ferreira do Carmo.
Também foram debatidas os temas “educação contextualizada” com representantes dos movimentos de organizações comunitária, “gestão da disciplina em sala de aula” pela professora Lednalva Oliveira Cordeiro Batista. “o uso do filme como recurso didático.” com Ramon Coutinho e com os diretores e vice-diretores a questão “gestão escolar democrática” com a coordenação da professora Milena Maria Pinho de Morais.
Fonte: Sec de Comunicação e Relações Institucionais * fotos: Raimundo Mascarenhas