Com uma reunião pública na noite de sexta-feira (15), no Bairro da Mansão, promovida pela coordenação da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal, começou oficialmente as atividades preparatórias para a execução do Projeto de Mobilização Social para a Prevenção e Controle da Dengue.
O município receberá o apoio técnico e operacional da Fundação Luís Eduardo Magalhães – FLEM (Grupo Executivo de Trabalho – GET Dengue), acontecerá inicialmente em no Bairro da Mansão, pois apresentou um alto índice de infestação predial elevado.
Pela programação, a reunião, que contou com a presença do prefeito Francisco de Assis (PT) e do vice-prefeito, que também exerce a função de secretário de saúde, Alex Lopes (PMDB), teve o objetivo de informar a comunidade sobre o trabalho de Mobilização Social que acontecerá no próximo sábado (23), com a realização de um faxinaço, ou seja, uma ação que englobará o recolhimento de lixo e entulhos, visitas aos domicílios, orientação educativa quanto às medidas contra a proliferação do Aedes aegypti, eliminação dos criadouros, panfletagem e certificação de estabelecimentos parceiros, objetivando sensibilizar o cidadão quanto à importância da organização e da mobilização comunitária.
As equipes técnicas da Secretaria de Saúde, agentes da vigilância sanitária, de endemias e comunitários, máquinas e pessoal da Secretaria de Infraestrutura, além dos moradores do bairro participarão dessa atividade. A concentração destas pessoas acontecerá no Almoxarifado ás 08h e em carreata seguirão até o Bairro da Mansão. O secretário de Infraestrutura, Kleuber Cedraz, esteve presente na reunião, disse reconheceu a importância deste trabalho e garantiu toda estrutura necessária para o êxito do faxinaço.
O secretário de saúde Alex Lopes, fez uma retrospectiva dos casos da doença no município e lamentou os dois óbitos em 2012. Para ele, a palavra de ordem no programa de combate à dengue é: mobilização e anunciou que a partir daquele momento ocorrerá um chamamento à comunidade, com o intuito de formar uma rede de articulações, visando à multiplicação dos efeitos na prevenção e controle da doença. Alex disse também que o trabalho se repetirá em outros bairros obedecendo aos critérios como base no alto índice de infestação e a quantidade de casos notificados de dengue.
O prefeito Francisco de Assis (PT) confirmou que a Mansão se apresenta como o local com o nível mais alto de focos da dengue no município. Segundo o prefeito, o “faxinaço”, como é chamada a campanha, irá convidar os moradores a retirar das residências materiais que possam servir de depósito para o mosquito e equipes da limpeza pública também envolvidas na ação, recolherão o descarte. “Queremos conscientizar a todos que a dengue se combate com educação. Dengue mata, é uma doença muito preocupante”, alertou o prefeito.
Da Sec de Comunicação e Relações Institucionais * fotos: Éder Araújo