O Corinthians terá mesmo de jogar com portões fechados contra o Millonarios nesta quarta-feira (27), no Pacaembu, pela Libertadores. A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) recusou a apelação do clube, que tentava reverter a punição aplicada pela entidade após a morte do jovem boliviano Kevin Douglas Beltrán Espada, de 14 anos, no jogo contra o San José, na última quarta, em Oruro, na Bolívia. O garoto foi atingido por um sinalizador que partiu da torcida corintiana no Estádio Jesus Bermúdez.
“Fomos comunicados pela Conembol e teremos de jogar mesmo com os portões fechados. Agora é trabalhar o mais rápido possível para que possamos reverter essa punição para os próximos jogos”, informou Alberto Bussab, diretor jurídico do Corinthians.
Por causa da morte de Kevin, o clube foi punido e, através de medida cautelar, impossibilitado de ter torcedores em todos os jogos desta edição da Libertadores, seja como mandante ou mesmo como visitante. O julgamento do caso está previsto para ser realizado pela Conmebol em um prazo máximo de 60 dias, que começou a contar na semana passada.
Como não teve sucesso no recurso para derrubar a medida cautelar, a tática corintiana agora é antecipar a realização do julgamento do caso na Conmebol, para que o clube possa reverter a pena. “Agora, vamos apresentar a defesa e tentar ao máximo encaixar esse julgamento antes dos 60 dias previstos para conseguirmos contar com nossa torcida”, disse Bussab.
“Infelizmente não há tempo hábil para revertermos a decisão para esse jogo (contra o Millonarios), mas faremos de tudo para tentar revertê-la já para os próximos jogos”, endossou o advogado do clube, Luis Felipe Santoro, lembrando que o Corinthians ainda enfrentará o Tijuana e o San José no Pacaembu, respectivamente nos dias 13 de março e 10 de abril, pela fase de grupos da Libertadores.
Enquanto isso, a recomendação da diretoria corintiana é de que os torcedores evitem ir ao estádio nesta quarta-feira, mesmo que seja para apoiar a equipe do lado de fora, como chegou a ser cogitado. “Que eles se mantenham calmos, fiquem em casa vendo pela tevê. O melhor agora é evitar tumultos em prol do Corinthians”, pediu Bussab, temendo novas punições da Conmebol em caso de confusão no Pacaembu.
Torcedores chegaram a usar as redes sociais convocando uma “invasão” à Praça Charles Muller, localizada em frente ao estádio, para fazer muito barulho e empurrar o time, mesmo estando fora do Pacaembu. A Gaviões da Fiel, principal organizada do clube, já anunciou que colocará telão na sua sede para que os sócios possam acompanhar ao jogo e pede que ninguém vá para o estádio.
Praticamente todos os ingressos para o jogo desta quarta-feira já tinham sido vendidos antecipadamente. Segundo o clube, os torcedores que compraram entradas poderão usar o valor investido como crédito no programa Fiel Torcedor ou pedir o ressarcimento do dinheiro.
Acesso à imprensa – A transmissão do jogo Corinthians x Millonários (COL) corre risco de não acontecer. Em comunicado à imprensa, o clube brasileiro diz que, se não houver uma mudança na resolução da pena imposta pela Câmara de Apelações da Conmebol, a imprensa não terá acesso ao Pacaembu, o que inviabilizaria o trabalho de cinegrafistas, repórteres e fotógrafos, consequentemente, a possibilidade de se transmitir a partida pelos canais Fox e Globo.
“A gente vai cumprir a determinação da Conmebol. Quem tem que interpretar o que é portão fechado ou não, é a Conmebol. Neste momento se ela diz portão fechado, portão fechado é portão fechado. Estamos esperando a Conmebol se manifestar sobre o assunto. Ela é a responsável pelo evento e define quem entra e quem não entra. Mas se ela não falar nada eu estou interpretando que é portão fechado.” disse Luiz Alberto Bussab, diretor jurídico do clube.
De acordo com Luiz Ademar, presidente da Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo, a entidade já entrou em contato com a Conmebol para garantir a entrada dos profissionais de imprensa.
Veja o comunicado oficial do Corinthians:
“Com base na decisão da Câmara de Apelações da Conmebol dando conta que a partida entre Corinthians x Milionarios (COL) será disputada “com portões fechados”, o Corinthians comunica que apenas o presidente, a diretoria de futebol, os atletas e a comissão técnica poderão ir ao estádio do Pacaembu nesta quarta-feira (27).
As exceções de costume, tais como autoridades, convidados das Federações e Confederações, da Prefeitura, da SEME/Pacaembu, maiores de 60 e menores de 12 anos (atendidos pela Lei Municipal 11.256/92) e imprensa não terão acesso ao estádio, a não ser que seja decidido de forma diferente pela Conmebol, que já foi consultada de forma oficial pelo Corinthians.”
Fonte: Estadão e Globo Esporte