Na quinta (7) e sexta-feira (8), dois primeiros dias do carnaval de Salvador, foram registradas 275 ocorrências policiais nos circuitos da festa, segundo levantamento parcial da Secretaria de Segurança Pública da Bahia, divulgados pela Secretaria de Comunicação (Secom).
Os dados revelam que o número foi maior em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram contabilizados 252 eventos violentos.Duas pessoas foram assassinadas. Um dos crimes aconteceu no circuito Osmar, no trecho do Campo Grande, no sábado (9), e outro na madrugada deste domingo (10), desta vez, no circuito da Barra.
No vídeo abaixo, as imagens mostram um jovem, folião pipoca, sendo agredido enquanto assistia a banda Timbalada passar. A situação foi flagrada na sexta-feira (9).
No primeiro dia de folia, a quinta-feira (7), aconteceram 67 furtos e 14 roubos, além de nove lesões corporais, o que representa um total de 90 registros policiais. Segundo a Secom, três agressões foram realizadas com espetinhos de churrasco, que são proibidos pela prefeitura. Não foram registrados homicídios, nem tentativas. Mais de 80 pessoas foram conduzidas às delegacias e 12 foram presas em flagrante.
Na sexta-feira, 144 registros aconteceram na área do Circuito Dodô (Barra/Ondina), 36 no Osmar (Campo Grande) e cinco no Circuito Batatinha (Pelourinho), o que corresponde a um total de 185. Foram 13 roubos, 131 furtos e 36 pessoas apreendidas por uso de entorpecentes. Ao todo, 144 pessoas foram conduzidas para delegacias e 24 presas em flagrante.
Os dados parciais referentes ao sábado, terceiro dia de carnaval, ainda não foram divulgados pela secretaria.
Mortes – Uma pessoa morreu assassinada por volta das 3hde sábado, em um trecho do circuito Osmar, em Salvador. De acordo com informações da polícia, o assassinato aconteceu nas imediações do Relógio São Pedro, quando o suspeito discutiu e atirou em um homem. O suspeito foi preso em flagrante quando tentava fugir pela Piedade. A ação aconteceu durante a passagem do bloco Olodum no circuito.
Ainda de acordo com a polícia, o suspeito tem duas passagem pela polícia por envolvimento em brigas nos anos de 2005 e 2006. A polícia informou que, em depoimento, o suspeito negou o crime, mas foi reconhecido por testemunhas. A polícia informou que a vítima têm diversas passagens pela polícia por assalto a ônibus. Ele foi socorrido para o Hospital Geral do Estado (HGE), onde morreu ao receber atendimento médico. O suspeito foi preso e está custodiado na carceragem do Complexo Policial da Baixa do Fiscal, à disposição da Justiça.
O segundo homicídio no carnaval de Salvador aconteceu neste domingo (10), no circuito da Barra. Segundo a SSP, um barraqueiro foi atingido por uma faca por outro barraqueiro. A vítima chegou a ser encaminhada para o Hospital Geral do Estado (HGE), mas não resistiu.