Um adolescente boliviano de 14 anos, identificado como Kevin Beltrán, morreu depois de ser atingido por fogos de artifício durante a partida entre Corinthians e San José, pela Libertadores, na Bolívia. Ainda durante o decorrer da partida, autoridades bolivianas tentaram salvar o torcedor, que chegou a ser socorrido em um hospital local.
O garoto teve morte instantânea. “Houve perda de massa encefálica devido ao projétil, um tubo de plástico, que penetrou no crânio. Por conta disso, a morte foi imediata”, explicou José María Vargas à imprensa local. A polícia de Oruro informou que torcedores brasileiros foram detidos, mas não informou se as detenções estavam relacionadas à morte do jovem boliviano.
“Alguns torcedores do Corinthians atiraram um objeto cilíndrico que acertou o torcedor. Depois os torcedores foram identificados pelo pessoal da inteligência, que encontrou com eles o mesmo objeto que causou a morte”, afirmou o coronel Hector Rios, à Fox Sports. Durante o intervalo, a polícia retirou integrantes da comissão técnica, jogadores não relacionados para a partida e membros da diretoria corintiana das tribunas para evitar que fossem vítimas de uma reação da torcida local.
O técnico do Corinthians Tite se emocionou em entrevista coletiva após o empate por 1 a 1 com o San José, da Bolívia, pela estreia da Taça Libertadores da América. “Eu só tenho que pedir que me desculpem. Eu sei que isso não vai tirar a dor de vocês, não vai tirar a dor da família, mas nós estamos muito sentidos. Eu trocaria o meu título mundial pela vida desse menino”, contou.
Tite – A morte do garoto virou assunto na coletiva do técnico Tite após a partida. O treinador, que demorou a aparecer para a entrevista e preferiu não falar do empate de sua equipe, chegou a chorar ao comentar o ocorrido: “Não se vence a qualquer custo. O esporte tem outro sentido. Desculpem-me. Sei que o que vou dizer não vai tirar a dor de ninguém. Estamos muito sentidos”, disse o técnico. Emocionado, Tite completou: “Eu trocaria o meu título mundial pela vida do menino”.
Ao saber da morte do garoto, Tite não queria sequer dar entrevistas depois da partida.”Sei da minha responsabilidade de estar aqui. É preciso ser muito forte espiritualmente para falar neste momento”, declarou o treinador.
Punição – De acordo com nova regulamentação da Conmebol, o Corinthians pode ser até excluído do torneio caso seja comprovado o envolvimento de seus torcedores na confusão no estádio Jesús Bermudez. De acordo com a polícia local, o sinalizador que matou o garoto teria partido da área destinada aos corintianos.
Entre as principais mudanças para 2013, que passou a adotar a suspensão por acúmulo de cartões amarelos, por exemplo, chama a atenção o artigo 18, elaborado para casos em que associações e clubes possam ser punidos por comportamento inadequado da torcida.
Segundo o Código Disciplinar, uma das punições previstas para tais acontecimentos é exclusão da competição (presente ou de edições futuras), proibição de jogar em um estádio ou no país, perda de pontos, entre outras penas.
Fonte: Correio e Globo Esporte