A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) vai realizar sessão especial em comemoração aos 30 anos da UNEB, no dia 8 de março, às 9h30, no plenário da casa.
A homenagem, proposta pelo deputado Álvaro Gomes (PCdoB), é um reconhecimento do Legislativo baiano ao trabalho socioeducativo desenvolvido em todo o estado pela comunidade acadêmica da universidade nestas três décadas.
“A UNEB é um importante instrumento de difusão do ensino superior e de desenvolvimento da pesquisa acadêmica, além de desempenhar um papel relevante na capacitação de professores da rede pública de ensino”, avalia o deputado, que é presidente da Comissão de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Serviços Públicos da Alba.
O reitor da UNEB, Lourisvaldo Valentim, agradece a homenagem dos parlamentares baianos.
“É muito importante saber que o trabalho da nossa universidade é reconhecido pelos deputados, que representam a população baiana dos diversos territórios do estado. Além de valorizar a nossa instituição, essa homenagem expressa o apoio da Assembleia Legislativa à nossa comunidade acadêmica”, destaca Valentim.
“Faço parte desta história”
A UNEB completa 30 anos no próximo dia 1º de junho e, para marcar a data, está promovendo uma série de eventos por todos os 24 campi da instituição.
A campanha de divulgação do aniversário traz como slogan “Faço parte desta história”, que busca traduzir o sentimento de pertencimento de todos os que trabalham, colaboram ou participam das atividades da universidade.
Fundada em 1983 com uma pioneira estrutura multicampi, a Universidade do Estado da Bahia está presente atualmente em todas as regiões baianas. Possui 29 departamentos instalados em 24 campi localizados em Salvador e em 23 municípios do estado.
Além das atividades regulares de ensino de graduação e pós-graduação, de pesquisa e de extensão realizadas nos campi, a UNEB atua na quase totalidade dos 417 municípios do estado — em convênio com prefeituras, organizações públicas estaduais e federais e a iniciativa privada, realiza programas e projetos que beneficiam milhões de cidadãos baianos, prioritariamente aqueles pertencentes a segmentos social e economicamente desfavorecidos e excluídos.
Alfabetização e capacitação de adultos e jovens em situação de risco social; educação em assentamentos da reforma agrária e em comunidades indígenas e quilombolas; projetos de inclusão e valorização voltados para pessoas deficientes, da terceira idade, GLBT, entre outros, são algumas das iniciativas que aproximam a universidade da sociedade.
Mais informações no site www.uneb.br.
Da redação UNEB