O prefeito Francisco de Assis (PT) comunicou no inicio da noite de domingo (17), durante o ato da entrega de uma patrulha agrícola na Praça do Povoado de Vila Carneiro, mais conhecida por Goiabeira, distante 09 km da sede de Conceição do Coité, a vinda de um supermercado do grupo G Barbosa, que, segundo o prefeito, inicialmente irá gerar 180 empregos. A confirmação se deu após uma reunião na tarde de sábado (16), na sede do grupo em Aracaju, capital sergipana.
O supermercado será construído as margens da BA 409, perímetro urbano, no cruzamento com a rodovia que liga a Salgadália. Assis disse que a Prefeitura fará os serviços de terraplanagem como contra partida. “Nosso grande desafio é honrar nosso compromisso de campanha, ou seja, vamos gerar os cinco mil empregos que prometemos e para isto não mediremos esforços para conseguir empresários que invistam em nossa cidade”, falou o prefeito.
Sobre a patrulha agrícola, Assis considerou de grande importância para a comunidade de Goiabeira, que a chamou de “minha terra”, por extensão, já que é terra natal da esposa Flávia Amâncio e onde moram seus familiares. O prefeito disse que atos com aquele irão se repetir em outras comunidades e lembrou algumas ações que estão sendo realizadas para combater os efeitos da seca, a exemplo da instalação do balcão da CONAB, onde está sendo vendido milho a R$ 21 o saco.
O prefeito percorreu as ruas do Povoado seguindo o caminhão que transportava o trator de pneu, arado, batedeira de cereais, guincho hidráulico, macaco hidráulico e cultivador/escarificador e uma carreta agrícola. “Esta ação vai garantir a melhoria dos serviços da agricultura familiar”, concluiu o petista.
O prefeito recebeu do agricultor familiar conhecido por Purunga, primeiro presidente da Associação Comunitária de Vila Carneiro, uma camisa simbolizando o momento, considerado por ele, muito importante. Purunga lembrou que a entidade foi criada em 1987, durante uma reunião na Igreja Católica e ao longo deste tempo, quase 26 anos, houve na história momentos de alta e baixa estima dos sócios e destacou algumas conquistas, a exemplo da construção de uma barragem e várias cisternas. Ele permaneceu nove anos a frente da ACVC.
Atualmente o presidente da entidade é Lucas Pinto, que se emocionou e até chorou ao falar das dificuldades que a ACVC passou até o momento. Segundo ele, houve uma determinada época que restaram seis sócios em dias e mesmo assim a história foi resgatada. Ao falar do prefeito, Lucas contou que ele já foi secretário da entidade e no período de maior crise, inclusive financeira, ajudou a superar.
A primeira dama Flávia Amâncio contou que a crise se deu por falta de apoio do poder público que tinham eles nas contas de oposição, porém o momento é novo e a gestão atual irá administrar para aquelas pessoas da oposição e da situação. Flávia também presidiu a ACVC.
Segundo o presidente da Câmara de Vereadores, Betão Gordiano (PT), os equipamentos foram liberados pela CAR, resultado de uma emenda parlamentar do deputado federal Afonso Florence (PT), custaram R$ 49.750 e ficaram sob a responsabilidade da Associação Comunitária de Vila Carneiro, beneficiando 100 famílias.
Ao usar da palavra, Betão não escondeu sua alegria e aproveitou para alfinetar a oposição ao dizer que tinha pessoas na comunidade que não acreditava na concretização deste projeto, hoje uma realidade. Betão relatou a importância de Associações parceiras do governo, pois cada uma faz sua parte e no final todos saem ganhando e melhorando a vida das pessoas.
Uedson Lima, assessor Institucional e Parlamentar, representou o deputado Federal Afonso Florence (PT) no ato e afirmou que o mandato é parceiro na alegria e nas dificuldades. Lima, falando diante de uma grupo de agricultores familiares, transmitiu o que pensa Florence sobre a agricultura familiar, a economia solidária e o cooperativismo, que considera como pilares centrais do novo modelo transformador que vem sendo implementado nos últimos anos no Brasil.
Também participaram do ato os vereadores Danilo Ramos (PT), Gel de Tete (PMDB), Cláudio Resedá, representando a agricultura patronal, Lirão, os agricultores familiares e diversos representantes do governo.
Da Redação CN / fotos: Jajá Soad