Uma carreta que transportava toras de eucalipto tombou na cidade de Medeiros Neto, no sul da Bahia, e destruiu uma casa e, por pouco, não matou três pessoas que estavam em um bar.
O acidente aconteceu por volta das 18h30 desta terça-feira (12), na Avenida Iluminato Bonjardim, no bairro São Bernardo, nas proximidades do posto de combustível Deca Lopes.
A carreta, com 17,30 metros de comprimento e seis eixos, não estourou nenhum dos 22 pneus. No momento do acidente, ainda com o motorista na cabine, um princípio de incêndio foi controlado por populares, que fizeram uso de água e extintores de incêndio. Apesar do acidente, o motorista não teve nenhum ferimento.
O acidente causou lentidão no trânsito, que teve que ser desviado pela Polícia Militar, que orientou os motoristas que passavam pela avenida. Quem pretendia ir para o bairro Uldurico Pinto ou seguir para Teixeira de Freitas teve que fazer o contorno pelo Ginásio de Esportes.
O motorista disse que estava transportando eucalipto de uma fazenda localizada às margens da rodovia BA-994, que liga Medeiros Neto a Vereda, e levaria a carga para a cidade de Teixeira de Freitas.
Populares disseram que desde a Praça Sete, que fica localizada a cerca de 800 metros do local do incidente, a carga estava mal posicionada e ligeiramente inclinada para o lado oposto do motorista. “Não sei o que pode ter acontecido”, relatou à reportagem o motorista da carreta, Jailton Barreto Vitor, de 41 anos.
Sorte – A moradora da casa, que ficou parcialmente destruída, Marlene Silva Santana, disse que Deus poupou a vida dela, de sua filha e de seus dois neto, um de 13 e outro de 6 anos. “Eu tinha acabado de sair com meu neto menor pra ir ao mercadinho. Minha filha não estava em casa e o outro neto estava jogando bola. Se eu tivesse aí [dentro da casa], neste momento vocês estariam pegando o que tinha sobrado de mim”, contou, emocionada.
Sorte também teve Gean de Jesus Santos, 29 anos, que fazia aniversário e estava com mais dois amigos numa mesa em frente ao Open Bar. “Foi tudo muito rápido. Quando percebi que a carreta ia virar avisei meus amigos e saímos correndo pra dentro do bar. Eu e um colega nos escondemos dentro do banheiro e o outro, depois de ter entrado, saiu pela a outra porta e foi pra rua”. Parte da carga de eucalipto caiu em cima da mesa onde os três homens estavam e, certamente, os atingiriam.
Gean de Jesus observou que, às sextas, sábados e domingos o bar coloca mesas em toda a extensão da calçada e que se esse fato tivesse ocorrido em um final de semana seria registrado uma das maiores tragédias da cidade de Medeiros Neto.
Já Sabrina Pereira Brito, 19 anos, foi avisada pela amiga pelo celular para não ficar em frente à casa onde a carreta tombou. “Ela estava na padaria [a uns 200 metros do local] quando viu a carreta passar com a carga torta e, sabendo que temos o costume de ficarmos sentados na calçada, me ligou e avisou que o carro ia tombar”.
Teixeira News