Desde quinta-feira, 28 de fevereiro, as famílias que estão sofrendo com os efeitos causados pela longa estiagem, começaram a receber leite e suco de laranja doado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O leite, produzido pela agricultura familiar, vindo do estado de Santa Catarina, e o suco também produzido por agricultores familiares através da Cooperativa dos Produtores Agrícolas do Território Sul (COOPATSUL), no município de Boquim, Sergipe, estão sendo distribuído gratuitamente no município de Conceição do Coité.
A notícia foi passada durante uma reunião na Associação dos Moradores do Povoado de Jiboia, na região do Distrito de Salgadália, pelo prefeito Francisco de Assis (PT). Serão distribuídos 85 mil de litros de leite e 70 mil litros de suco de laranja UHT (Em caixas).
Para recebimento do leite e do suco, serão priorizadas as famílias inseridas no CADÚNICO Rural, que é o cadastro de inclusão nos programas sociais do governo federal, porém, segundo Assis, a preocupação é fazer uma distribuição justa, onde todos que estejam necessitando, sejam beneficiados e para isto ele disse contar com a solidariedade de todos.
Foram selecionas inicialmente 107 comunidades, ou seja, as localizadas na zona rural e nos bairros periféricos. O prefeito disse ao CN que foram criadas em cada comunidade uma comissão para ajudar neste trabalho.
A secretária de Ação e Desenvolvimento Social, Evânia Carneiro, falou que a grande preocupação do governo que assumiu a gestão do município em primeiro de janeiro é melhorar a qualidade de vida das pessoas, “cuidar de gente”.
A reunião foi conduzia pela agricultora familiar Edna Lima dos Santos, “Dinha”, presidente da Associação. Em Jiboia foram beneficiadas 40 famílias.
Comunidade de Sertãozinho – Situada há 06 km da sede do Distrito de Salgadália, a comunidade de Sertãozinho também será atendida pelo programa de distribuição de leite e suco. O povoado se inclui nos requisitos de extrema pobreza e, segundo o secretário de Relações Institucionais, Valdemi de Assis, será realizado um trabalho de força tarefa para sair desta linha. “Nenhum prefeito, revestido do mandato, ao longo de toda história da comunidade, pisou os pés no solo do Sertãozoinho”, falou Valdemi ao retornar da comunidade, onde foi discutir as ações que serão desenvolvidas na região.
Segundo Valdemi de Assis, a secretária Evânia Carneiro incluiu a comunidade no programa de distribuição do leite e suco, beneficiando todas as 57 famílias que residem na região. Os moradores desta comunidade não são atendidos pelo programa luz para todos, ou seja, não há energia, sobrevivem do sisal e com a estiagem, mais de 90% dos motores estão parados e, não há nenhum trabalho religioso, de ONGs e não existem Associações que representem eles.
Antonio Jesus Lima, 55 anos, pai de 11 filhos, 7 vivos, casado com Maria Bernadete, 55, recebeu com alegria a notícia que eles começarão a serem lembrados. “Aqui a coisa é tão difícil que ao necessitar de atendimento na área da saúde, somos obrigados a ligar para Salgadália e pedir um carro ou levar neste meu Chevette 82”, falou Seu Antonio, mostrando o Chevette, e finalizou dizendo que o local é atendido por uma única operadora de celular e com dificuldade.
Da redação CN/ fotos: Éder Araújo