O município de Conceição do Coité, que sofre com a seca que castiga todo o semi-árido baiano e nordestino, vai buscar, a médio e longo prazo, atrair indústrias e empresas da área de serviços para diminuir a dependência do sisal, movimentar a economia e gerar emprego e renda. A prefeitura criou a Secretaria de Indústria e Comércio e o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, iniciativas inéditas na região sisaleira.
O Conselho tomou posse ontem (21) com a missão de assessorar a prefeitura na elaboração de políticas públicas e na busca de soluções e melhorias socioeconômicas para os próximos 20 anos. “As gestões anteriores nunca se preocuparam em planejar a cidade para o futuro. As ações imediatas e emergenciais são importantes, inclusive amenizar os efeitos da seca. Mas também temos que preparar a cidade para nossos filhos e netos”, afirmou o prefeito Francisco de Assis (PT).
Para o vice-prefeito Alex Lopes (PMDB), que é empresário, o Conselho e a Secretaria de Indústria e Comércio vão dar condições à Prefeitura de atrair empresas, aquecendo o comércio. “Vamos estimular e incentivar a instalação de novas empresas na cidade e já estamos com conversas bem adiantadas com algumas. Precisamos diversificar a economia do município até para não sermos tão reféns das condições climáticas”, frisou.
Fonte: Ascom PMCC