Está extinto o 14º e 15º salários dos deputados estaduais da Bahia. A decisão foi tomada, com unanimidade, na tarde desta terça-feira (5) durante uma assembleia pelos 63 parlamentares.
O acordo para votar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que elimina o benefício, contou com a assinatura de 25 deputados, quatro assinaturas a mais que o necessário.
O autor e coautor da PEC são, respectivamente, os líderes do governo, Zé Neto (PT), e da oposição, Elmar Nascimento (PR). A proposta entrou na pauta da Assembleia quase uma semana depois do Congresso extinguir o benefício dos deputados federais e senadores.
No dia seguinte à votação do Congresso, o deputado Uziel Bueno (PTN) discursou na Casa em defesa do fim do benefício. Junto à deputada Luiza Maia (PT), Uziel elaborou proposta para extinguir os salários extras, mas a PEC de Uziel só obteve 16 assinaturas.
Sobre a proposta dos líderes de bancada, o presidente da Assembleia, Marcelo Nilo (PDT), disse que ela será aprovada “com facilidade”. Os líderes de partido se reúnem amanhã, às 11h30, para discutir a PEC.
Fonte: Correio / foto arquivo: Raimundo Mascarenhas