Os diretores das escolas estaduais sediadas no município de Conceição do Coité reagiram ao comunicado da Secretaria de Educação do Estado (SEC), que foi redirecionado a eles pelo diretor Regional de Educação da Direc12/Serrinha, José Jivaldo de Jesus, após receber um e-mail no dia 01 março, assinado pelo chefe de Gabinete Secretaria da Educação, Paulo Pontes da Silva.
No corpo do e-mail, Paulo Pontes, informou que a que as aulas do ano letivo de 2013 em toda rede estadual deverão iniciar no dia 3 de abril e, a exemplo de anos anteriores, nos municípios onde houve adequação de calendário, as escolas estaduais vão iniciar as aulas no mesmo período das escolas municipais, em conformidade com as situações previstas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).
No mesmo documento, é determinado que as Unidades Escolares dos municípios de Água Fria, Barrocas, Conceição do Coité, Queimadas, Retirolândia, Santa Luz, São Domingos, Serrinha e Valente, onde houve greve terão que seguir o Calendário Padrão do dia 03/04/2013, ou seja, iniciar as aulas no inicio de abril. Segundo Paulo Pontes, as demais UEE que não tiveram greve poderão seguir o Calendário Especial de seu Município. Conforme orientação expressa da Secretaria da Educação, aos gestores devem seguir as recomendações da Portaria de Matrícula 10.089/2012, disponível no Portal da Educação.
Tomados de surpresa, em Conceição do Coité, diretores se reuniram na tarde de sábado (02), na sombra de uma das árvores na Praça 08 de dezembro e decidiram buscar orientação do Ministério Público sobre a legalidade da orientação da SEC e, caso seja legal, criaram uma comissão para discutir o assunto com o secretário de Educação do estado, Osvaldo Barreto.
Na justificativa da reação, os diretores alegaram que não a porque em Conceição do Coité iniciar as aulas no inicio de abril, pois houve reposição das aulas em virtude da grave, as escolas foram reformadas e preparadas para o ano letivo de 2013, os alunos que residem na zona rural usam o mesmo transporte dos estudantes na rede municipal e no final do período letivo serão penalizados, pois as aulas da rede municipal encerrarão primeiro. Um líder que preferiu não se identificar,disse que a realidade do município de Conceição do Coité se enquadra perfeitamente dentro das situações previstas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).
As escolas, Durval da Silva Pinto, José Ferreira, situada no Distrito de Salgadália, Estadual de Bandiaçu e João Carneiro, em Goiabeira, estavam certas de iniciar as aulas na segunda-feira (04). As maiores escolas da sede do município, Olgarina Pitangueira, quarta-feira, (06) e Polivalente, na segunda-feira, dia 11.