Estava praticamente certa a abertura das aulas de rede estadual para a próxima segunda-feira,04, em algumas escolas da DIREC 12, Durval da Silva Pinto, José Ferreira em Salgadália e Estadual de Bandiaçu. Olgarina Pitangueira na quarta-feira, 6, Polivalente dia 11 em Conceição do Coité por exemplo. Mas, um comunicado da Secretaria de Educação do Estado – SEC modificou o calendário.
Segundo comunicado da SEC, como em anos anteriores, nos municípios onde houve adequação de calendário, as escolas estaduais vão iniciar as aulas no mesmo período das escolas municipais, em conformidade com as situações previstas na LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação).
As Unidades Escolares dos municípios onde houve greve terão que seguir o Calendário Padrão do dia 03/04/2013. As demais UEE que não tiveram greve poderão seguir o Calendário Especial de seu Município, conforme orientação expressa. No nosso caso, teremos que obedecer também a portaria da matrícula.
Rede estadual de Educação realiza mais de
300 mil matrículas durante o calendário formal
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia contabilizou a matrícula de mais de 300 mil estudantes durante o calendário formal (19 a 28 de fevereiro). Com este número, nesta sexta-feira (01/03), já são mais de 959 mil alunos que voltarão às aulas na rede estadual no dia 3 de abril. Além disso, foram matriculados 11.540 estudantes contemplados no Sorteio Eletrônico – curso técnico de nível médio subsequente.
Aqueles estudantes que não efetivaram a matrícula durante o calendário formal e que queiram ingressar na rede estadual, ainda contam com vagas remanescentes em algumas unidades escolares. A diretora de Atendimento à Rede Escolar, Eliana Carvalho, observa que, neste caso, o estudante ou responsável “deve se dirigir à escola na qual deseja estudar para verificar a existência da vaga. Caso haja vaga, o aluno pode realizar a matrícula na escola escolhida. Se não houver vaga na escola desejada, deve buscar uma outra escola com vaga”, considera.
Início das aulas – As aulas da rede têm início no dia 3 de abril. Com a intenção de preparar as escolas para o início do ano letivo, a Secretaria da Educação destinou R$ 46 milhões para as 1.416 unidades escolares que compõem a rede. Os recursos foram disponibilizados nas contas das escolas para que os gestores façam as intervenções necessárias. O investimento vai ser utilizado para reparos na rede física, envolvendo serviços como eletricidade, revisão da cobertura, instalações hidrossanitárias e pintura, além da manutenção escolar (custeio da unidade – compra de papel, caneta, entre outros
Fonte: SECOM