O PT baiano reuniu representantes e militantes de diversas correntes internas em um debate único na noite da última quarta-feira (14) em prol de importantes decisões que o partido precisa tomar ainda este ano. Com a proximidade do Processo de Eleição Direta para a presidência do partido e também o das Eleições 2014, o partido precisa definir seus nomes para demonstrar força e, de acordo com os vermelhos mais importantes, esta semana o primeiro passo foi dado nesta direção.
Se reuniram representantes das tendências Articulação CNB, Brasil Socialista, Coletivo 2 de Julho, Esquerda Democrática e Popular, Movimento PT e Militância Petista. Os grupos asseguraram que haverá, daqui para frente, uma série de debates em torno de construir candidatura única para o PED este ano, que está por enquanto fracionada nos nomes de Emiliano José, Luiz Alberto, Marcelino Galo e Osmar Galdino.
Os petistas garantiram também que usarão estes debates para estender as conversas para que, dentro do partido, um nome será viabilizado entre Luiz Caetano, José Sérgio Gabrielli, Walter Pinheiro e Rui Costa como candidato ano que vem ao Governo do Estado. Segundo o secretário geral do PT Bahia, Osmar Galdino, o intuito é construir uma unidade na diversidade petista para unificar os nomes, tendências, mandatos e agrupamentos em uma única iniciativa que possa ajudar a fortalecer o PT.
Apesar de tudo isto, os líderes de tendência são unânimes em atestar que, mesmo com a construção interna do partido, o governador Jaques Wagner é o líder do processo de uma maneira geral. Por conta disto, ele é responsável por conduzir todas as discussões.
Fonte: Bocão News