Governador fazendo compras
Wagner fez algo que realmente não é visto pela população, fazendo compras. Claro que ali tem um pouco de lobby, mas para o governador petista que narra sua história de luta quando chegou a Bahia para trabalhar no Pólo em Camaçari, parece que quis reviver aquela fase de operário quando sai do serviço e lembra que está faltando algo em casa para se alimentar. O Galego como diz que é chamado pelo ex-presidente Lula, comprou R$ 22,50 por um litro de feijão, uma barra de queijo a base de leite de cabra e um pacote de café, todos produzidos pela agricultura familiar da Bahia.Ele pediu a seu chefe de cerimônia R$ 50 e fez como qualquer cidadão, perguntou se não estava pagando caro pelos produtos, recebeu o troco e “empurrou” no bolso.
Zenonzinho “colou” em Otto
Otto Alencar é um vice que não pode abrir a boca para dizer “vice não é nada”,ele que também exerce a função de secretário de Infraestrutura é sempre muito cotado no Governo Wagner e parece que tem grande poder de decisão.A relação com o governador é muito harmoniosa e parece que gera uma confiança reciproca de forma que dá uma ‘leveza” ao governo.Mas o que se nota é a amizade de muitos ex-carlistas que aderiram ao governo do PT em função de Otto, Assim foi o caso de Zenonzinho (PSD) de Santaluz apoiado pelo ex-prefeito Junior, amigo pessoal de Alencar.O CN só não perguntou o que Zenonzinho tanto conversou com o vice.
Roudyllis colado sempre em Zenonzinho – O vice prefeito de Santaluz o pastor evangélico Roudyllis Rios,(batendo palmas na foto acima) de nome complicado que dificultou o registro pelo locutor do evento, coincidência ou não desde que tomou posse com Zenonzinho nunca perdeu um evento, pelos menos aonde o CN esteve lá estava o vice.
Cerimonial precisa organizar melhor o acesso das autoridades a palanque e espaço restrito com a presença do governador.
Ha muito tempo o CN tem presenciado momentos constrangedores quando lideranças políticas são barradas em palanques ou espaços restritos com a presença do governador. Mais um momento constrangedor o CN verificou no ato de inauguração do Armazém da Agricultura familiar,em Serrinha no último sábado,09, quando vários prefeitos esbarraram nos músculos do bíceps, tríceps e ante braços do segurança ” Não pode entrar, quem é o senhor?”. O segurança não deve ser penalizado porque está ali para cumprir ordem de um superior que não deve ser do governador, além de não conhecer ninguém, pois talvez estava ali pela primeira vez.
O CN que conhece praticamente todas as lideranças politicas dos territórios do Sisal, Jacuípe, Piemonte, Semiárido entre outros, se aproximou para o segurança e informou que aqueles que estavam sendo barrados eram prefeitos e vices de Santaluz e Queimadas, ai foram liberados para entrarem.” Não tenho culpa, não conheço ninguém”, justificou o segurança.
Dica – Um solução simples: praguinha ou pulseira resolve esse impasse e evita desgaste para o governador e demais lideranças.
Dez anos de promessa da água do Araci Norte
O governador Jaques Wagner disse em Serrinha que não foge das dividas e sabe que esta devendo a conclusão das obras da adutora Araci Norte. Uma faixa perguntando cadê o projeto Araci Norte, em especial os moradores de Pedras Alta, lembrando que tudo começou em 2002, com César Borges, depois veio Paulo Souto em 2004, Wagner em 2006 e mais uma vez Wagner em 2010 e nada do projeto avançar. O governador tratou de dar logo a resposta ao povo que reivindicava a obra para que abaixasse a faixa para não cansar que ele iria comentar sobre a água.
Outro assunto massante – Os testes da nova adutora que vai atender aos moradores de Coité e Retirolândia, já é assunto massante. O governador Jaques Wagner parece que resolveu botar um ponto final e disse que terça-feira (12) vai ser o teste final e dai marca a data da inauguração. Ai vai uma sugestão: dia 18 o governador vai Coité para a festa de 20 anos da UNEB no município e poderia inaugurar nesta data.
Dentadura do prefeito chamou atenção do governador
A “dentadura” do prefeito de Biritinga, Gil de Gode, parece que chamou atenção do governador Jaques Wagner. Bem humorado Wagner disse que o prefeito é quem mais pede a estrada de Biritinga/Nova Soure e chamou para frente a fim de anunciar novidade, pois a mesma será licitada. “Ele está feliz e até colocou uma dentadura para sorrir para o povo”, falou o governador. E Gil, veio à frente. Sorriu para povo, mas quem conhece o prefeito de perto disse que não passou de uma brincadeira, pois aqueles dentes devem está ali desde criança. O prefeito de Britinga é um homem de sorte, pois votou em Tom (DEM), deputado estadual, Severiano Alves (PMDB), para federal e no governador Wagner. Quem ganhasse em 2010, “estava em casa”.
Candeal – A mais de uma década que não se constrói “um” metro de calçamento
O prefeito de Candeal Fernando Nere (PMDB) tem uma missão importante, dentre tantas. Ele parcelou o pagamento do salário de dezembro e parte do 13º salário atrasados em dez vezes, pagou a primeira parcela e agora está impedido de cumprir o acordo porque os vereadores, que são a maioria da oposição, não querem aprovar uma suplementação. A informação é de pessoas ligadas ao governo ao CN durante a visita do governador em Serrinha.
O prefeito falou que avanços administrativos nestes primeiros 70 dias. Os PSFs de Chapada e Belo Alto serão ampliados e reformados. Segundo o prefeito o grande desafio é calçamento das ruas. O repórter do CN ouviu espantado que a mais de uma década não se realiza um metro de calçamento, nem na sede e tão poucos nas comunidades rurais.
Fátima Nunes pediu rapidez nas ações da seca
Deputada pelo PT, Fátima Nunes, natutal de Paripiranga, oriunda da agricultura familiar, está inquieta com a lentidão para resolver os problema da seca. Uma das angustia da parlamentar é a liberação dos recursos para pagamentos dos carros-pipas. “Os sistemas travam o andamento dos processo e isto atrasa a liberação dos recursos. Enquando isto, lá na ponta, o povo está com sede e com fome”, desabafou a parlamentar para o CN. .
Observação importante
A agenda cumprida pelo governador Jaques Wagner no território do sisal na sábado (09), foi à primeira depois das eleições de outubro. O governador foi a Ichu e Serrinha. Muitos prefeitos e vereadores integraram a comitiva oficial, mas os ex-prefeitos não apareceram. Só estiveram nesta missão,pelos menos observados pelo CN Joselito Júnior (PSD), ex-prefeito de Santaluz e não quis subir nos palanques e Carlos Santiago (PMN), ex de Ichu. Este último subiu nos palanques das duas cidades. E dos que perderam a eleição, só estava Noé Silvestre, o comunista de Retirolândia. Noé disse que não podia faltar ao evento de Serrinha, pois se tratava de conquista da agricultura familiar, ou seja, sua origem.
Por: Valdemí de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas