O município de Quijingue recebeu na última sexta-feira (15), dia em que celebrou 51 anos de emancipação política, um presente digno para a ocasião: uma programação cultural rica e diversificada, com a valorização e presença de personalidades históricas e grupos culturais da cidade.
A programação oficial começou na noite de quinta-feira (14), com composição de mesa, roda de conversa com personalidades históricas de Quijingue e exibição de filmes em telão.Na manhã de sexta, atletas e estudantes quijinguenses conduziram o fogo simbólico do distrito de Algodões até a Sede do município acompanhados da cavalgada e, já na sede, houve apresentação do grupo dos desbravadores.
À tarde, mesmo sob o sol forte, diversas pessoas visitaram os estandes com exposições de fotografia, artesanatos diversos, produzidos nas comunidades de Algodões, Tatu e Cágados, mostras educativas e participaram das oficinas de arte. Com o pôr-do-sol, o som dos atabaques, dos pandeiros e do berimbau anunciou a apresentação de grupos de capoeira e a chegada da programação noturna, que contou com apresentações teatrais, encenadas por grupos de Quijingue e Algodões.
O prefeito Almirinho falou sobre a celebração e destacou a importância deste resgate histórico para o município. “São 51 anos de história muito bem apresentados pelo teatro, que, inclusive, contará com todo apoio, para valorizar e resgatar a cultura de Quijingue que estava perdida”, disse.
As atividades foram encerradas com a apresentação da Filarmônica 30 de Junho, que circulou toda a praça de eventos (arraia), acompanhada de olhares curiosos. O evento foi realizado pela Prefeitura de Quijingue através da Secretaria de Ação Social e contou com o apoio das Secretarias de Educação, Saúde, Infraestrutura e Agricultura, CRAS, CREAS, escolas e professores da Rede Municipal, Polícias Civil e Militar, ONG Humana, AQ-ACE, CACTUS, Projeto Casa de Farinha e AMARTE (Associação Cultural) e comunidade local.
Fonte: Departamento de Comunicação da Prefeitura