A Rede Globo de Televisão divulgou na segunda-feira (11/03) em seus telejornais que a transmissão do júri do acusado Mizael Bispo de Souza, acusado de crime de homicídio que teve como vítima Mércia Nakashima, seria um fato inédito no Brasil. Em seguida, outros órgãos de imprensa do Brasil repetiram a informação como se fosse verdadeira.
Por ocasião do referido júri, foi levado a julgamento o acusado Leonardo Santos Silva, acusado da prática de crime de homicídio que teve como vítima Gildeon Dias Pereira, fato ocorrido no bairro Casas Populares, em 30 de março de 2007. Ao final, o réu foi absolvido por 5 votos a 2 reconhecendo a legítima defesa.No entanto, segundo o Juiz de Direito da Comarca de Conceição do Coité, Gerivaldo Alves Neiva, em 24 de agosto de 2011, uma sessão do tribunal do júri foi transmitida via Internet a partir do Fórum de Conceição do Coité. Na gíria jornalística, uma “barrigada”, ironizou o Juiz.
Na época, o Juiz escreveu em seu blog (www.gerivaldoneiva.com):
Ainda é cedo para avaliar e tirar conclusões, mas já posso dizer que foi muito gratificante ter promovido a transmissão ao vivo pela Internet de uma sessão do Tribunal do Júri. Com mais calma vamos avaliar a experiência e decidir sobre outras transmissões.
Na parte da tarde tivemos um problema técnico (queimou a placa de captura de vídeo) e a solução foi prosseguir com a imagem da webcam do notebook. A transmissão perdeu muito em qualidade, mas mesmo assim foi possível concluir. Sofremos, mas adquirimos experiência e agora estamos aptos para outras transmissões como muito mais qualidade.
Recebi centenas de mensagens durante o dia através do twitter, facebook e comentários no blog. Foram mensagens de todo o Brasil e algumas do exterior. Muito obrigado a todos.
Durante o dia, o blog recebeu a visita de mais de 2500 internautas e mais de 5000 páginas foram abertas. Um recorde absoluto. Como dizia o Lula, “nunca antes na história desse bolg recebi tantas visitas”. Mais uma vez, muito obrigado a todos.
Por fim, agradeço o empenho do amigo Alexandre Tinti que colaborou voluntariamente com a parte técnica e o pessoal do provedor de Internet Tsunami Coité, que cedeu a conexão para a transmissão. Deixo claro que o problema que tivemos durante a tarde foi na placa de captura de nosso equipamento e não teve qualquer relação com a conexão de Internet. Hoje, durante toda a transmissão, a Tsunami segurou firme e os internautas puderam assistir com qualidade de vídeo e áudio.
Como todos sabem, a sentença foi absolutória. A pergunta final é: será que Têmis gostou da experiência de um júri transmitido ao vivo pela Internet e do resultado do julgamento? (confira: http://www.gerivaldoneiva.com/2011/08/experiencia-de-transmitir-uma-sessao-do.html.
Da redação / foto: Raimundo Mascarenhas