Nesta quinta feira (14), os vereadores Luizão, Dida, Sergio Suzart, Miraldo, Danda, Jeová, Manoel de Lea, Pêu e Paulão estiveram presentes na sede da EMBASA (Empresa Baiana de Águas e Saneamento), em Salvador, com o objetivo de cobrar explicações a respeito dos problemas que vêm ocorrendo com o abastecimento de água no município de Santaluz, dos 13 vereadores eleitos faltaram 04.
Os vereadores foram recepcionados por Amarildo Evaristo, assessor do gabinete responsável pela Embasa Norte que recebeu algumas fotos mostrando a situação que se encontra a barragem em Queimadas e protocolou também um oficio dos vereadores e ouviu atentamente as cobranças por parte de cada um.
De acordo com os vereadores a situação está difícil, existem ruas em Santaluz que ficam até 35 dias sem cair água, isso porque a barragem da Leste em Queimadas que abastece o referido município e Santaluz está seca e muito suja deixando todos preocupados, porque ultimamente só tem água quando a direção da barragem de Ponto Novo resolve soltar água para barragem de Queimadas o povo cobra explicações. Para os vereadores é obrigação de cada um vistoriar e cobrar benefícios para a população.
Ao ouvir as reclamações Amarildo disse que, a constante falta de água em Santaluz, vem ocorrendo devido ao aumento da demanda e também por causa da seca. E sobre a barragem que está suja, a Embasa pode fazer uma pesquisa de valores e danos ambientais e depois dessa pesquisa o que pode acontecer de imediato é a limpeza, onde vai melhorar a qualidade da água, sabendo que isso não vai resolver o problema, pois essa barragem de Queimadas é de nível e não de captação e para solucionar esse problema teria que construir uma nova barragem e nesse caso essa construção não cabe a Embasa.
Por: Adimário Reis