Os esforços do governo municipal de Valente na limpeza de aguadas parecem ser abençoados pela natureza. A represa da comunidade de Ouricuri foi construída em 1988 e, depois de décadas entupida, somente agora foi limpa adequadamente.
A natureza parece recompensar. De onde só tinha lama e entulho, agora brota água potável da terra para beneficiar uma comunidade que já não tinha mais onde recorrer para pegar água para o consumo e para beber. Centenas de pessoas e animais disputam a água diariamente num triste cenário desolador de seca. A água minada da aguada beneficia toda uma população de Junco e entorno.
O empenho de todo o governo é para limpar o máximo de aguadas, antes que a chuva chegue. “De Ouricuri, foram retiradas 284 caçambas de lama. Estamos deixando tudo limpo para quando a chuva vier às aguadas possam armazenar o máximo de água possível, para que nossa população possa ter reservas mais duradouras de água limpa. Estamos fazendo essas ações com recursos próprios, enquanto outros governos não tinham feito nenhum tipo de trabalho nessas aguadas, mesmo tendo recebido verbas para tal finalidade”, afirma o prefeito Ismael Ferreira em visita na comunidade.
Até agora, o Governo Valente já limpou pouco mais de 20 aguadas. Em oito meses, o total ultrapassa 80, levando em consideração as de pequeno e grande porte, sendo priorizadas as públicas.
O município de Valente vive a pior seca dos últimos 50 anos. Em situação de emergência, a prefeitura municipal vem unindo esforços com os governos estadual e federal para minimizar os efeitos da estiagem que assola milhares de sertanejos. Ações emergenciais e estruturantes estão sendo adotadas para evitar o sofrimento de pessoas e o sacrifício de animais, como distribuição de suco e leite, bem como peixe durante a Semana
Fonte: Ascom PMV