Foram três dias de festas, começou quinta-feira (11), com almoço, missa, seguida de viagem á cidade de Santa Luzia, estado de Sergipe, onde a parlamentar viveu por alguns anos em companhia dos pais na condição de retirante da seca e finalizou no sábado (13), à noite com uma concentração de aproximadamente dez mil pessoas na Rua João XXII, na cidade de Cícero Dantas. A equipe do CN esteve por lá, viu e vai contar as poucas e boas.
Caetano na pré-campanha de governador – O ex-prefeito de Camaçari e ex-presidente da UPB, Luiz Caetano (E) foi à festa da deputada, esteve mantendo seus contatos no sentido de ter o nome aprovado, principalmente internamente dentro do PT, para disputar a vaga de governador na sucessão de Wagner. Ao CN, Caetano que está no páreo.
Jonas Paulo ouvindo – O presidente do PT Jonas Paulo usou da palavra na hora das homenagens a Fátima Nunes e falou da importância da parlamentar para o partido e para Bahia, porém, no chão, perto dos políticos e povo, procurou ouvir as opiniões sobre a sucessão estadual. Questionado pelo CN sobre os prováveis nomes, Jonas deixou escapar, gesticulando com os dedos numa espécie de “pau a pau”, a disputa entre Ruy Costa e Walter Pinheiro. “Estamos ouvindo a base”, disse o petista. Sobre o destino político do governador Jaques Wagner, Jonas Paulo disse que poderá ser deputado federal ou um dos coordenadores da campanha presidencial no nordeste, mas, não há nada certo.
Padre e freira – Como na igreja católica não ex-padre ou ex-freira, existe aquelas pessoas que não exerce o ministério para o qual foram ordenados, na festa de aniversário da deputada Fatima Nunes estavam lá, sentados juntos e falando de política, Cecilia Petrina, que exercia a missão de freira religiosa em Itiúba, depois virou prefeita por oito anos, que agora ser deputada e trocava ideias e planos futuros com Benoni Eduard Leys, que atuou com padre e hoje é prefeito de Inhambupe. Cecilia com um bonito vestido bem apertado e carregando uma grande bolsa e Benoni com camisa vermelha, simbolizando a cor do PT.
Josias Gomes I – No exercício do segundo mandato parlamentar, Josias Gomes, não descuidou do “charuto”. Segundo o parlamentar, a degustação de charutos favorece os encontros e as conversas, até mesmo entre as pessoas mais tímidas, pois a ato de degustar charuto requer um tempo especialmente dedicado a ele, por isso, favorece a descontração e a aproximação das pessoas e em Cicero Dantas, estava entre amigos e na festa de aniversário de uma pessoa querida e que divide a representação em diversos municípios.
O parlamentar também não descuidou da atualização do Facebook, afinal em outubro de 2012 esta rede social atingiu a marca de 1 bilhão de usuários ativos. O parlamentar a todo instante contava para seus seguidores, também no twitter, tudo que estava acontecendo. ”Foi realmente uma grande festa, ela merece”, finalizou o parlamentar.
Assedio popular – Mesmo sendo uma festa em um espaço aberto, regrada a bolo e guaraná, com bandas e grupos famosos, a exemplo de Frank e Alex, que subiu ao palco nas primeiras horas de domingo, o povo levou presente para a parlamentar. Ele chegou à praça acompanhada de familiares e amigos e o assedio foi geral.
Maria Bonita lembrada na festa de Fátima – A musa do cangaço, Maria Gomes de Oliveira, na história conhecida por Maria Bonita, foi lembrada na festa de aniversário da deputada pelo movimento de mulheres trabalhadoras rurais. Na apresentação das danças típicas do sertão, lá estava, vestida a rigor a petista Fátima Nunes.
Gente bonita – Conhecida pela luta em defesa da água e das melhores condições de vida de quem mora no campo, a festa de Fátima Nunes reuniu gente de todos os seguimentos da sociedade, dentre elas /, muitos jovens e bonitas que fizeram questão de posar para a câmara do CN, a exemplo destas jovens, enquanto aguardaram o show de Frank e Alex.
Presença de Maria Oliveira – Aos 90 anos, por duas vezes, Dona Maria Oliveira, mãe da deputada Fátima Nunes subiu ao palco e falou da filha. Em seu discurso, Fátima Nunes também prestou homenagem a sua mãe e disse ser mulher sertaneja que sonhando com uma vida melhor buscou abrigo e trabalho na maior capital do Brasil, e depois de enfrentar muitas dificuldades voltou para a Bahia, onde criou filhos e netos.
Por: Valdemí de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas