Nestas quarta e sexta-feira (17 e 19), a Conab realiza dois leilões de compra de milho para atendimento aos produtores e criadores rurais da região Nordeste. No de quarta, a companhia disponibilizará 103 mil toneladas de milho a granel, 20 mil das quais chegarão a Bahia por via marítima, sendo desembarcadas no Terminal Portuário de Cotegipe.
A operação seguirá o modelo anunciado pela presidente Dilma Rousseff e definido na Medida Provisória Nº 610, de 2 de abril de 2013. O documento estabelece que o produto deverá ser adquirido a granel e entregue pelo vendedor em cinco portos do Nordeste.
Pela MP ficou determinado o repasse do milho adquirido para os governos estaduais, que venderão diretamente aos produtores. O Governo da Bahia ficará responsável pelos custos de remoção, ensacamento, distribuição e outros necessários ao cumprimento da destinação.
Até 50% dos recursos recebidos com a venda do milho repassado poderá ser destinado ao pagamento dos custos de comercialização. A diferença entre a arrecadação e os custos será destinada para ações de apoio aos pequenos criadores, com insumos complementares ao milho na alimentação animal.
No leilão de sexta, serão colocadas à venda 70,3 mil toneladas de milho em grãos ensacados. O produto será destinado a pequenos criadores de aves, suínos, bovinos, caprinos e ovinos, sediados nos municípios da área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), que utilizam o grão na ração animal. Poderão participar do leilão produtores rurais, cooperativas e comerciantes devidamente cadastrados na base de dados da Conab e que atendam a todas as exigências necessárias.
Fonte: Secom