Cerca de 40 mil estudantes baianos passam a ter este ano educação em tempo integral (com três refeições diárias, incluindo o almoço) em 40 escolas da capital e Região Metropolitana de Salvador (RMS) e 30 do interior. A informação, nesta quarta-feira (3), foi do secretário estadual da Educação, Osvaldo Barreto, durante anúncio da ampliação do Programa de Educação Integral, na Escola Parque, no bairro da Caixa d’Água, em Salvador.
“É uma grande alegria oferecer a possibilidade da educação integral aos estudantes baianos. Demos um salto, pois em 2012 funcionavam 11 escolas em tempo integral e, este ano, são 70. A expectativa é absorver 40 mil alunos com reforço em aulas de português e matemática, além de oficinas culturais”, disse o secretário.
Com mais dedicação ao ambiente escolar, a partir deste ano, os estudantes de tempo integral serão estimulados a participar de atividades de ciência, arte, cultura, esporte e lazer, além de tecnologia, educação profissional e educação digital. A educação em tempo integral é vista como um avanço pela professora e vice-diretora do Colégio Celina Pinho, no bairro do Curuzu, Maria Clara Mendes. “Com a evolução dos tempos, a educação integral não pode ficar à parte. Acredito que é a coisa mais bem pensada, porque o aluno dentro da escola está em segurança”.
Aula inaugural – Durante o evento, foi realizada a aula inaugural do ano letivo de 2013, que marca a volta às aulas para mais de um milhão de estudantes da rede estadual. Apresentada pelo ator e humorista Zé Britto, foi acompanhada de diversas atividades culturais, como a exposição dos trabalhos desenvolvidos por jovens no projeto de Artes Visuais Estudantis (AVE).
Para Tainara França Gomes, aluna do terceiro ano do ensino médio da Escola Classe 4, no bairro da Caixa d’Água, a aula inaugural é um momento dos estudantes ficarem sabendo das novidades e do que pode acontecer no decorrer do ano. “É um estímulo a mais para os alunos estudarem”.
A jovem Desireé Botão Campos, que cursa a oitava série na Escola Anísio Teixeira, no bairro da Caixa d’Água, também gostou da iniciativa. “A aula inaugural é muito importante para integrar os alunos e incentivá-los a estudar. Tem que ser realizada todo ano, para o nosso próprio bem”.
O ano letivo na rede estadual, que começou nesta quarta-feira, segue até janeiro de 2014, com 200 dias letivos, sendo 12 sábados. O recesso junino está marcado para o período de 22 de junho a 2 de julho.
Cursos profissionalizantes – Para este ano, foi ampliado também o número de vagas na educação profissional. São 66 mil estudantes matriculados em 75 cursos técnicos de nível médio em 119 municípios. “Demos uma expansão muito grande da oferta de vagas. Em 2007, eram quatro mil alunos matriculados e, este ano, chegamos a 66 mil. Estamos presentes nos 27 territórios de identidade da Bahia”, destacou o secretário.
A inovação na educação estadual, este ano, também está presente na internet. Agora, a família do estudante que desejar acompanhar o desempenho do jovem, pode acessar o Portal da Educação, onde terá acesso a dados como notas e frequência.