Sérgio Reis Moura Silva, 30, formado em Geografia pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB Campus de Serrinha, morreu por volta das 10h do último domingo,21, no Hospital Aristides Maltês , em Salvador, onde estava internado há dois meses, com leucemia, doença que só foi diagnosticada após exames há duas semanas.
Segundo informações de pessoas próximas, antes de começar o tratamento ele já apresentava o sistema imunológico muito baixo, e segundo informações ainda não oficializada, ele morreu devido a uma infecção hospitalar.
“Sérgio era uma profissional de muita dedicação e bom humor, sempre prestativo aos colegas e ao publico que dependiam do seu atendimento”, lamentou o suplente de vereador Ernandes Mota com quem tinha grande amizade.
Sergio trabalhava no Centro de Referencia Walter Ramos Guimarães e viveu grande parte de sua vida na fazenda Morrinhos.
O sepultamento aconteceu na manhã desta segunda-feira, no cemitério do centro de Conceição do Coité.
Leucemias são doenças malignas que acometem os leucócitos, os glóbulos brancos do sangue presentes nos gânglios linfáticos e na corrente sanguínea.
Assim como os glóbulos vermelhos (cuja função é transportar oxigênio para órgãos e tecidos) e as plaquetas (células responsáveis pela coagulação), os leucócitos são fabricados dentro da medula óssea a partir de uma célula-tronco e são responsáveis por grande parte do nosso sistema imunológico.
Nas leucemias, além de perder a função de defesa do organismo, os glóbulos brancos doentes produzidos descontroladamente reduzem o espaço na medula óssea para a fabricação das outras células que compõem o sangue e elas caem na corrente sanguínea antes de estarem preparadas para exercer suas funções.
Tipos
Não se conhece a causa da maioria das leucemias, que podem ser classificadas de acordo com a evolução e o tipo de defeito dos glóbulos brancos
Por: Raimundo Mascarenhas * fotos arquivo pessoal