A população de Queimadas realizou uma grande manifestação nesta terça (16), a BA 120 ficou interditada na ponte do Rio Itapicurú que liga o município de Queimadas a Cansanção. Os manifestantes queimaram pneus, usaram faixas e tiveram o apoio dos vereadores dos municípios de Queimadas e Santaluz como também apoio de lideranças a exemplo dos ex-prefeitos Maurinho, Edvaldo e Serginho que estavam fazendo parte do protesto. Durante o manifesto apenas as ambulâncias tiveram passagem liberada. Esse protesto é contra a falta de ação do Governo Estadual no combate a seca principalmente a falta da limpeza da barragem da leste.
Os municípios de Santaluz e Queimadas ficam até 35 dias sem abastecimento e quando é abastecida, a água vem através das barragens de Ponto Novo e Pedras Altas, porque a barragem da Leste que é uma represa de pedra e cimento, feita no leito do rio Itapicuru na década de 1940 pela ferrovia e explorada pela Embasa, está seca e tomada por muita areia e lama, e por não ser uma barragem de captação e sim uma barragem de nível e com a falta de limpeza piora a situação.
O município de Santaluz foi representado pelos vereadores: Dida, Pêu, Sergio Suzart, Luizão, Paulão, Danda, Manoel de Lea e Jeová Lourenço.
O vereador Miraldo Sena, líder da bancada do atual gestor do município de Santaluz, disse que o governo gasta tanto com construção de estádios de futebol e esquece que o povo esta passando sede e os animais morrendo.
O ex-prefeito Edvaldo Caires em entrevista disse que a última vez em que a barragem foi limpa, foi no ano de 1993, na época em que ele foi prefeito. “Se não limpar o manancial corremos o risco de, dentro de mais alguns anos, não termos o rio em nossa terra”, falou com preocupação o ex-prefeito queimadense.
Por: Adimário Reis – Blitz Notícias.