Mais de 260 mil habitantes de sete cidades do Território do Sisal, região que atravessa uma das mais severas estiagens dos últimos 50 anos, foram beneficiados pela ampliação do Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA) de Serrinha, obra realizada pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). O sistema ampliado está operando em fase de teste, chegando a distribuir água com uma vazão 30% maior do que era possível oferecer nas cidades de Serrinha, Conceição do Coité, Biritinga, Lamarão, Teofilândia, Retirolândia e Barrocas.
Quando os testes forem concluídos, o incremento será de 50% na oferta de água para estas cidades e as localidades de Camiranga, Bela Vista, Saquinho, Chapada, Malhada do Alto, Subaé, Mato Fino, Mato Grosso (Serrinha), Aroeira, Bandiaçu, Altinho da Vargem, Toboleiro, Fazenda Correia, Pinda, Santa Cruz, Goiabeira, Juazeirinho, Açude Itaranti, Lajinha, Caruaru, Santa Rosa, Santa Rosa II (Conceição do Coité), Jitaí, Bom Gosto (Barrocas) e Jibóia (Retirolândia).
Com a ampliação, o SIAA de Serrinha passou a captar 450 litros de água por segundo em 16 poços profundos, graças à perfuração e montagem de mais cinco poços, à instalação de adutora com maior diâmetro e à construção de estações de bombeamento e de reservatórios.
Abastecimento regularizado
Segundo o gerente local da Embasa em Serrinha, André Felipe Queiroz, a melhoria no abastecimento do município é expressiva. “Nos últimos meses vivenciamos um período de constantes interrupções no fornecimento que foram necessárias para a realização da obra. Hoje o abastecimento está acontecendo com regularidade e, com o aumento do volume, temos condição de atender à crescente demanda de água por parte da população”, ressalta.
Em Conceição do Coité, o abastecimento também teve um avanço expressivo. Além disso, para melhorar as condições de abastecimento, nas áreas mais altas da cidade, a Embasa concluiu, na semana passada, a instalação de uma estação elevatória (conjunto de bombas) para aumentar a oferta de água nesses locais.
A obra de ampliação do Sistema Integrado de Abastecimento Serrinha/Coité conta com um investimento de R$ 42,1 milhões de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Foi iniciada em 2010 com o objetivo de melhorar o serviço de abastecimento de água na região e atender a novas ligações.
Assessoria de Comunicação da Embasa