Os estragos causados pela seca vêm assolando a região do sisal. Um dos maiores prejudicados são os agricultores familiares quem além de estarem sofrendo com a falta d’água, sofrem também em ver seus animais cada vez mais fracos, podendo até morrer.
Algumas ações vêm sendo adotadas de modo que possam minimizar os impactos causados pela escassez de água e alimentos para os animais. A APAEB após participar de reunião em Salvador com a Gerente Regional da Conab, Rose Pondé, conseguiu através do programa de venda a balcão, 48 toneladas de milho. A saca com 60 quilos custará aos produtores cerca de R$18,00.
Desde o final do ano passado, através da parceria entre a Conab e APAEB, já foram entregues mais de 100 toneladas de milho aos produtores da região de Valente. “A APAEB começou com esse trabalho e hoje a Conab já disponibiliza em Conceição de Coité, um posto de para distribuição que facilita bastante todo o processo. Já temos mais de 150 cadastros de produtores e iremos para a quarta remessa”, disse Gerlândio Araújo, gerente administrativo da APAEB. A compra do milho subsidiado tem sido feita nem só pelos associados da APAEB, mas, por todos os produtores interessados. “Entendemos que não só os associados da APAEB necessitam, já fizemos vários outros cadastros. O milho custa ao produtor menos da metade de preço de mercado”, concluiu.
O rebanho caprino é bastante resistente a longos períodos de estiagem. Por isso a atividade tem ganhado destaque na região do sisal. Para José Ângelo, produtor rural de
São Domingos, a compra do milho subsidiado tem sido bastante importante para manter os animais vivos e produzindo. “Estou bastante feliz, esperamos que esse trabalho continue. Sem dúvidas ajudará a manter nossos animais vivos e também a produção de leite que está ameaçada por conta da seca”, disse.
Desde o último dia 18 de abril, ocorrem pancadas de chuvas na região e até mesmo em grande quantidade em alguns municípios. Em Valente a situação não muda muito. Em poucas localidades os volumes registrados foram mais significantes, o que também não resolve a situação imediatamente. Segundo as previsões de sites como Climatempo, Tempo Agora e INPE, as chuvas continuam isoladas e em forma de neblina. “Nossa esperança é que tenhamos um bom inverno”, disse Jonas Pedro, produtor rural da comunidade de Papagaio, Valente.
Fonte: Agedson: Comunicação Apaeb