A Prefeitura de Conceição do Coité, através da Secretaria Municipal de Saúde está mobilizando nesta sábado, 20, centenas de profissionais de saúde que estão atuando na sede e zona rural em dez Postos de Saúde da Família – PSF,s e outros cinco pontos de apoio na sede: Centro Cultural e bairros Nova Esperança, Cidade Jardim, Mansão e Fluminense.
A imunização começou no dia 15 de abril em todo o país e termina no dia 26. Neste sábado é marcado como dia D da vacina e tem como objetivo imunizar a maior quantidade de pessoas possível.
De acordo com as metas para cada um dos grupos vulneráveis, a previsão é vacinar, até dia 26, aproximadamente 7.187 pessoas com 60 anos ou mais de idade, 1.579 crianças com idade de seis meses a dois anos, 785 gestantes e 129 mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias, 710 trabalhadores em saúde e 374 pessoas portadoras de doenças crônicas.
Segundo Deniere Santiago coordenadora de Vigilância Epidemiológica do Município de Conceição do Coité, a Secretaria tem cerca de 10.380 pessoas aptas a receberem a dose da vacina.
Denieire disse também que está completando o 15º ano de campanha em todo o Brasil e teve início pensando somente nos idosos acima de 60 anos, e, com o passar do tempo foi expandido para outras pessoas consideradas vulneráveis, conforme citada anteriormente.
”Estudos revelam uma diminuição significante de internamentos principalmente de idosos e crianças após as campanhas de vacinação”, explica a coordenadora.
O prefeito Assis e o secretário de Saúde e vice-prefeito Alex Lopes estiveram numa unidade de atendimento montada no Centro Cultural onde receberam a vacina.
Assis disse que a saúde deve ser prioridade de qualquer gestor público e a Prefeitura de Coité está dando todo apoio possível para que a vacina chegue a maior quantidade possível de pessoas, aquelas mais vulneráveis a contrair a gripe.
Alex disse está satisfeito, pois, antes mesmo da campanha ser deflagrada nacionalmente, principalmente pela mídia, aproximadamente duas mil doses já foram aplicadas em Coité.
Brasil – A meta para este ano é imunizar 32 milhões de pessoas que integram os chamados grupos prioritários. Serão distribuídas cerca de 43 milhões de doses que, este ano, protegem contra os seguintes subtipos de influenza: A (H1N1) ou gripe suína, A (H3N2) e B.
Texto e fotos: Raimundo Mascarenhas