O vice-prefeito de Conceição do Coité Alex Lopes foi escolhido durante a convenção estadual para escolha do novo diretório baiano do PMDB, realizado na manhã de sexta-feira (24), no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador, como um dos membros da executiva estadual. Os convencionais também escolheram Geddel Vieira Lima, atual vice-presidente de Pessoa Jurídica da Caixa Econômica Federal, para comandar os destinos do partido no estado.
Alex, que está sendo cogitado pela militância do partido, para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa na eleição do próximo ano, falou que sua indicação foi um reconhecimento dos líderes do PMDB, em especial o deputado federal Lúcio Vieira e Geddel Vieira, da sua luta em fortalecer o partido nos territórios do sisal, Jacuípe e Piemonte. “Me Identifico muito com os objetivos do partido e estaremos sempre à disposição para que cresça e continuei lutando para melhorar a qualidade de vida das pessoas”,falou Alex. Ele foi a Salvador acompanhado pelo presidente da legenda no município, Antonio Lopes e dos vereadores Raimundo Carneiro e Gel de Tetê.
Ao discursar no final do evento, Geddel Vieira Lima agradeceu a participação de toda a militância e disse que continuará o trabalho realizado pelo seu irmão à frente da legenda. “Sei que agora vai ser mais difícil prosseguir com o belo trabalho feito por Lúcio, de fortalecimento do PMDB no Estado”, afirmou. Ele disse também que vai comandar o partido pelos próximos dois anos e que estará junto com os partidos de oposição para fazer com que a Bahia seja colocada em primeiro lugar, sem interesses partidários e não será empecilho para a candidatura da oposição, defendendo que seja uma candidatura única com chance de vitória seguindo o exemplo da eleição do segundo turno em Salvador que elegeu o prefeito ACM Neto (DEM).
Prefeitos e filiados de vários municípios também discursaram exaltando o papel do partido nas próximas eleições, sugerindo que o novo presidente estadual seja o candidato majoritário da agremiação. Os deputados estaduais do PMDB, Leur Lomanto Jr., Pedro Tavares e Luciano Simões, deputados de diversos partidos, secretários, prefeitos, vereadores e lideranças do interior, além do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), que falou da importância do partido em sua gestão, marcaram presença.
O prefeito ACM Neto disse que não houve exigência do PMDB para lhe apoiar no segundo turno e após o resultado eleitoral, quando pediu ao partido que indicasse alguns nomes para colaborar com o seu governo, lhe sugeridos pessoas que realmente estão contribuindo, principalmente nas áreas estruturante da cidade. Sobre Geddel, Neto disse que era um bom nome para dirigir o partido e que a aliança firmada em 2013 será permanente e com vida longa.
O deputado estadual Pedro Tavares, eleito secretário Adjunto, destacou a força do partido, afirmando ser um dos maiores do país cujo crescimento vem acontecendo na Bahia e em 2014 mostrará mais força visando à união das oposições. “Geddel é o nosso pré-candidato a governador, ou seja, do nosso partido, mas não seremos obstáculo para viabilizar uma candidatura única das oposições”, afirmou o parlamentar.
Curtas
O ex-prefeito de Mata de São João, João Gualberto (PSDB), também esteve presente e confirmou ao CN que será candidato a governador. Sobre a unidade das oposições pregada pelo ex-ministro Geddel Vieira, João Gualberto, disse concordar e nem por isso vai deixar de fazer campanha. Recentemente ele condenado ao pagamento de duas multas, nos valores de R$ 5 e R$ 10 mil, pela realização de propaganda eleitoral antecipada em Salvador por colocar placas de outdoors com exposições excessivas da sua imagem com o claro objetivo de colocar-se em situação de destaque no cenário político, em relação a futuros candidatos.
O vereador pelo município de Conceição do Coité, Raimundo Carneiro (PMDB), recebeu um caloroso abraço do ex-governador Paulo Souto (DEM). “Seu Raimundo”, como é conhecido o parlamentar, aproveitou alguns minutos de conversa com o Democrata para lembrar algumas ações realizadas em sua comunidade durante as gestões que comandou o estado. Sobre o momento atual, Seu Raimundo disse ao ex-governador que as lembranças não são boas dos líderes que comandaram o município por 40 anos e finalizou que a atual gestão está tendo trabalho para colocar as coisas nos “trilhos”.
O ex-presidente do PMDB, deputado federal Lúcio Vieira Lima, disse que ambiente estava apertado, pois não havia encontrado um espaço maior e não por duvidar da força do partido. “No próximo ano vamos fazer no centro de convenções, com fazia o saudoso senador Antonio Carlos Magalhães”, lembrou Lúcio em eu arrancou aplauso dos presentes.Aliás Lúcio ficou inclusive sem discursar, pois após os discursos de Geddel e Neto foi tanto assédio que a convenção acabou por ali.
Paulo Sérgio Alves Crespo de Souza “Paulão”,Luiz Santos Silva,“Luizão” e João Pereira dos Santos “Dida”, vereadores pelo PMDB de Santaluz, foram à convenção e estavam acompanhado do colega Sérgio Surzat (PPS). Santaluz, situada no território do sisal, caracteriza pela tradição da militância pemedebistas e os vereadores externaram o desejo em ter alguém da legenda como candidato a deputado estadual natural da região.
O presidente do PMDB de Conceição do Coité, o advogado Antonio Lopes, ficou satisfeito com a convenção.Além dos vereadores Raimundo Carneiro e Gel de Tete, Lopes estava acompanhado de outros militantes, ou seja, militantes históricos a exemplo do ex-vereador José Amilton Trabuco e o “Doutor Antonio”, conhecido pela defesa pública do partido.
Uma grande comitiva de vereadores de Valente e outras lideranças também marcaram presença no ato. Presidente da Câmara e do diretório municipal Gabriel Mota, vereadores Zé de Zely, Romilson Cedraz, posaram ao lado do diretor municipal de Turismo Aleksim Oliveira.
Por: Valdemi de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas