A Secretaria de Saúde de Conceição do Coité deu início em Junho a mais uma campanha de vacinação contra paralisia infantil. A ação teve inicio no dia 03 e prossegue até 21/06, sendo o 08 de junho o dia de mobilização nacional.
A Coordenação de Vigilância Epidemiológica ressalta que a mobilização irá envolver profissionais de todas as Unidades Básicas de Saúde, vacinando crianças de 06 meses a menor de cinco. Em Conceição do Coité, a meta é vacinar 4.534 crianças. Para isso, basta procurar o atendimento nas salas de vacinação durante o horário normal de atendimento das Unidades Básicas de Saúde. Como forma de intensificar a ação, no dia 08 de Junho (sábado), acontece o Dia D da campanha e todas as UBS estarão abertas das 8h às 17h, sem fechar para o almoço nos seguintes locais:
Zona Urbana – Centro cultural Ana Rios de Araújo, Colégio Ney Braga, Cento de Saúde do Açudinho, Cento de Saúde da Rodoviária, Cento de Saúde Manoel Antonio Pinheiro, Centro de Saúde dos Barreiros, Praça da quadra. Matadouro e Cidade Jardim.
Zona Rural – USF de juazeirinho, USF de Bandiaçu, USF de Aroeira, USF de Santa Rosa, USF de São João, USF de Salgadália, Posto de Saúde de Almas.
A paralisia infantil é uma doença infecto contagiosa, viral, aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida de início súbito. A doença foi de alta incidência no Brasil em anos anteriores, deixando centenas de deficientes físicos a cada ano.
De acordo com os dados do Ministério da saúde, desde 1988 nenhum caso de paralisia infantil é registrado no Brasil. “Porém alertamos sobre a necessidade de continuar vacinando: o perigo da doença ainda existe porque 26 países do mundo há circulação do vírus selvagem que transmite a poliomielite”, alerta a coordenadora de Vigilância Epidemiológica – Denieire Santiago.
Durante a campanha de vacinação contra a poliomielite equipes de saúde aproveitam para atualizar o cartão de vacinas das crianças, com vacinas contra doenças como coqueluche, sarampo, difteria, rubéola, tétano, meningite e pneumonias.
Os pais ou responsáveis deverão levar as crianças nos postos de vacinação mais próxima de sua casa para receber a vacina e não esquecer de levar o cartão de vacinação.
Da redação CN