Em plena festa de São João quem deixou para sacar dinheiro no Banco do Brasil de Conceição do Coité no último fim de semana saiu da agência frustrado, pois, a partir do meio dia de sábado,23, muita gente saiu reclamando por não conseguir realizar o saque, a prefeitura pensando em favorecer os servidores resolveu antecipar o pagamento ,mas, para muitos de nada adiantou e precisou ‘dá outro jeito’ para curtir a festa. A reportagem foi exibida aqui no CN.
Nesta terça-feira,25, com a retomada dos serviços a gerência do banco encaminhou oficio a nossa redação com objetivo de esclarecer o motivo desse transtorno e o CN que preza sempre pelo lado democrático atende a solicitação encaminhada pelo gerente Joir Batista que pode ser lida abaixo na íntegra.
Banco do Brasil S.A – Conceição do Coité – Bahia anexo Ofício nº BB104720130626003
Nota de Esclarecimentos.
Lamentamos o ocorrido no último final de semana/São João (máquinas/TAAs sem numerário para atender aos clientes do BB e em especial aos servidores Municipais). Em respeito ao desconforto causado apresentamos nossas justificativas:
Em razão das incontáveis investidas criminosas contra o Patrimônio do Banco, 71 arrombamentos em 2012 somente na Bahia, várias agências na região destruídas como Riachão, Santa Barbara, Santanópolis, Teodoro Sampaio, Vila Pilar, e outras tantas com terminais destruídos a exemplo de Santa Luz e Salgadalha em 2012, dentre outros, ações estas que alimentam o tráfico de drogas e o contrabando de armas, fortalecendo cada vez mais o crime organizado, além da modalidade atual de explosão que coloca em risco a população, residências e comércios vizinhos aos estabelecimentos ou terminais, o BB foi levado a reduzir a quantidade de dinheiro nos terminais e nas agências, objetivando principalmente, desestimular ações delituosas que levantavam grandes quantias para alimentar o crime e consequentemente fragilizar as ações de Segurança Pública existentes;
Em Coité, os terminais externos à agência, a exemplo de Salgadália e Supermercado Tirço foram desativados por iniciativa dos próprios comerciantes em decorrência do alto risco, reduzindo a disponibilidade para nossos clientes.
Na busca de segurança, o BB vem trocando os terminais de autoatendimento, sendo que recentemente licitou aproximadamente mais 10 mil novos terminais com capacidade para destruição de cédulas em caso de violação do terminal, implementou modernização de todo o sistema de alarme e monitoramento dos ambientes de agências e salas de autoatendimento à distância.
As medidas de segurança já implantadas, como a redução de numerário nas agências e terminais e monitoramento de todos os pontos e terminais à distância, já apresentam importante resultado, neste primeiro semestre de 2013 onde verificou-se 27 arrombamentos, que representa importante redução das investidas contra o patrimônio do Banco, e principalmente menos dinheiro nas mãos dos criminosos.
Neste final de semana ocorreu que a antecipação pela Prefeitura do pagamento aos seus servidores, que vinha acontecendo no final do mês. A Prefeitura liberou o crédito na sexta feira à tarde, fato que, pela robustez da folha, impossibilitou a implementação de ações internas capazes por parte da agência, para atender a demanda.
Em respeito aos nossos clientes de Conceição do Coité, com o intuito de atendê-los a contento, inicamos diálogo com o Secretário Municipal no sentido de implementar melhorias para pagamento das próximas folhas, evitando os constrangimentos observados e materializando atendimento eficiente e respeitoso aos servidores municipais.
Pedimos a compreensão dos clientes pelo ocorrido.
Conceição do Coité (BA), 25 de junho de 2013.
Banco do Brasil S.A – Conceição do Coité – Bahia
————————————————————
Joir Batista de Oliveira
Gerente Geral UN