A 19ª edição do Forró Jegue do Distrito de Aroeira distante 19 km da sede do Município de Conceição do Coité, aconteceu na tarde deste domingo,16, e teve mais um tema irreverente, quando colocou o jumento fantasiado de cantor. O forró jegue acontece dentro dos festejos de São João da comunidade e já ganhou grande reconhecimento, o que tem provocado o crescimento de participantes ano após ano.
De acordo com o ex-vereador Edevaldo Santiago Ramos, um dos criadores da festa e ainda fazendo parte da coordenação do Jeguerê, foram confeccionadas um mil camisas e todas foram vendidas a preço simbólico de R$ 10, e essa multidão como acontece há 19 anos, percorre o centro da Comunidade cantando e dançando repertórios próprios criados para a festa, tendo como compositor Dé como é conhecido o ex-vereador e também a participação nas letras de Antônio Gordiano (ACM).
Em 19 anos, apenas dois “famosos jegues” foram registrados pelas câmaras fotográficas, câmeras filmadoras e de celulares. Os primeiros sete anos quem levou a alegria foi o jumento conhecido por Jeguerê (falecido),este atual já está completando 12 anos é conhecido por “Gaguejar”.
Ainda de acordo com Edevaldo, são 19 anos de forró jegue, cada ano foi mostrado um tema e composição de música diferente para puxar a multidão. No ano passado por exemplo o tema foi o “Jegue Piloto” para fazer alusão ao pouso forçado de um avião numa fazenda a 500 metros da sede do distrito. Foi confeccionado um avião que ganhou a cor laranja da aeronave que no mês de setembro, dia 7, do ano 2011 chamou a atenção, não só de Aroeira, como várias cidades da região sisaleira.
A tradição do Forró Jegue teve inicio em 1994 quando dois amigos moradores da comunidade de Bom Jesus dos Pobres,região do Distrito de Cabuçu, no município de Saubara e lá tinha o jegue trio, e eles vendo que a vocação de Aroeira era o forró, eles deram a ideia da criação do forró jegue. “A partir daquele ideia a gente começou o que quase 20 anos depois ganharia essa repercussão que vivemos atualmente. Começamos com um jegue com duas caixinhas de som,depois fomos para uma carroça puxando o som, depois uma caminhonete,um trator e agora um trio elétrico, pois não é mais possível fazer essa festa pequena” disse Edevaldo.
Emissoras de televisão já levaram as imagens do forró jegue para todo o Brasil a exemplo de do Programa Pânico da Band e outras emissoras da Bahia.Este domingo que esteve coletando imagens e informações foi a TV Itapon Record.
O Forró Jegue acontece isoladamente, ou seja é uma festa independente do que vem sendo promovida pela prefeitura, segundo a coordenação a prefeitura tentou participar, mas os organizadores entenderam que vão manter a tradição também da independência do poder público.
Por: Raimundo Mascarenhas