De janeiro até o dia 22 de julho deste ano, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) já contabiliza 73.269 casos de dengue, 13,55% a mais do que o registrado no mesmo período do ano passado. Em 2013, 10 pessoas já morreram devido às complicações causadas pela picada do mosquito Aedes aegypti, o que tem aumentado a preocupação dos gestores de saúde no estado.
Em Salvador, as ações de combate a proliferação do inseto são realizadas pelo Centro de Controle de Zoonoses durante o ano todo incluindo campanhas educativas e a visita de agentes de endemias.
Para tentar reduzir a incidência de casos, principalmente no interior do estado, a Sesab lançou este mês o Projeto de Mobilização Social para a Prevenção e o Controle da Dengue no Estado da Bahia, iniciativa que quer fortalecer o combate a proliferação do mosquito através da mobilização social. De acordo com a superintendente de Vigilância e Proteção à Saúde da Sesab, Alcina Andrade o projeto trabalha a responsabilidade que a sociedade tem no combate ao vetor da doença.
Participam do projeto os municípios de Alagoinhas, Bom Jesus da Lapa, Camaçari, Conceição do Coité, Eunápolis, Feira de Santana, Guanambi, Ilhéus, Itaberaba, Itabuna, Jacobina, Jequié, Lauro de Freitas, Paulo Afonso, Porto Seguro, Salvador, Senhor do Bonfim, Serrinha, Simões Filho, Teixeira de Freitas, Valença e Vitória da Conquista, onde são maiores os focos do mosquito.
Com informações do Tribuna da Bahia*