O bebê chamado de Francisco, que foi encontrado em uma rua no subúrbio de Salvador, já tem diversos pretendentes para adoção, é o que informou nesta segunda-feira (29), o juiz Walter Ribeiro Júnior, da 1ª Vara da Infância e da Juventude, disse que aumentou o pedido de adoção da criança depois de toda repercussão do caso.
“Teve gente de Londres que ligou para a assistente social daqui da Vara da Criança, solicitando a adoção. Foi informado, então, que o processo de adoção internacional só é válida após o término de pretendentes do Brasil”, disse.
O bebê foi resgatado por policiais das Rondas Especias (Rondesp/BTS), em Itacaranha, subúrbio da capital baiana, na noite da terça-feira (23). A criança foi encontrada em uma caixa de papelão. De acordo com o major Mattos, que acompanhou o caso, uma viatura do policiamento especializado fazia ronda pela região, por volta das 21h, quando foi parada por moradores. O bebê recebeu o nome de Francisco em homenagem ao Papa.
O juiz Ribeiro Júnior disse que primeiro a equipe da 1ª Vara da Infância e da Juventude irá procurar uma família brasileira. “Após as investigações policiais, é que vamos começar a selecionar quem poderá adotá-lo”, afirma.
Segundo informações do Hospital Albert Sabin, onde a criança está internada, ele passa bem, se alimentando e sugando leite artificial. Ainda segundo o hospital, o bebê não está utilizando nenhum aparelho e está em observação na unidade neonatal, sem previsão de alta médica.
O caso
O bebê foi encontrado após uma ronda policial. “[O bebê] chamou a atenção da população que acenou para a viatura. Ele ainda estava com o cordão umbilical. Foi feito o registro na 5ª Delegacia e o bebê levado para o hospital. O interessante é que nós somos uma companhia de policiamento mais pesado, mas não podíamos deixar de atender uma ocorrência dessas”, disse o major Mattos.
Em uma foto divulgada pela PM, quatro policiais aparecem com a criança. “Os policiais deram o nome de Francisco ao menino, por causa do Papa”, contou o major Mattos sobre a sugestão de nome para a criança, que ainda não pode ser registrada até que sejam identificados os responsáveis.
De acordo com o Hospital do Subúrbio, onde ele foi atendido assim que foi encontrado, o bebê chegou pesando 1,9 kg, com o cordão umbilical prestes a cair, aparentando ter de três a cinco dias de vida, portando mudas de roupa e sinais de que já teve material sanguíneo coletado, de acordo com o médico plantonista Guilhardes Anjos, que prestou os primeiros atendimentos.
Com informações do G1 BA*