O número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) caiu 10,8% no primeiro semestre deste ano na Bahia, em comparação com o mesmo período do ano passado. Foram 2.876 ocorrências este ano, contra 3.224 em 2012 — ano em que, segundo a própria Secretaria da Segurança Pública (SSP), os índices de criminalidade foram elevados por conta da greve da Polícia Militar.
Os CVLIs incluem homicídios, latrocínios (assalto seguido de morte) e lesões corporais seguidas de morte. Os dados foram divulgados ontem, pelo secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, em audiência pública na Assembleia Legislativa.
O secretário disse que os resultados são fruto de um esforço conjunto que vem sendo feito desde a criação do programa Pacto pela Vida e atribui a queda na criminalidade às investigações mais detalhadas, à contratação de mais policiais e aos investimentos em infraestrutura.“De 2006 até agora, cerca de 12 mil policiais foram contratados e investimos R$ 142 milhões em infraestrutura”.
O relatório mostra que a maior queda foi registrada na Região Metropolitana de Salvador (RMS), onde houve redução de 20,5%: de 469 ocorrências para 373. O campeão em redução, na Região Metropolitana, foi Dias D’Ávila.
Em toda a Bahia, três cidades tiveram índices de queda ainda maior: Euclides da Cunha, no Nordeste do estado, que teve três homicídios no primeiro semestre de 2012 e zerou esse número em 2013; Bom Jesus da Lapa, que teve queda de 58,3% – de 12 para 5; e Itapetinga, onde houve redução de 57,1% (de 14 poara 6). Também registraram quedas significativas cidades médias do estado como Juazeiro (-45,6%) e Feira de Santana (- 33,9%).
Interior
O levantamento realizado pela Secretaria de Segurança Pública apresenta os dados dos 43 municípios que concentram 72% dos CVLIs no estado. Em 30 cidades, foram registradas quedas nos índices de criminalidade. Em outros dois municípios, os números ficaram estáveis e, em 11, houve aumento de crimes violentos.
As cidades de Seabra, na Chapada Diamantina, e Senhor do Bonfim, no norte do estado, registraram os maiores índices de crescimento da criminalidade: 100% cada. As cidades de Serrinha, Brumado, Santa Maria da Vitória, Guanambi, Luís Eduardo Magalhães, São Sebastião do Passe, Pojuca, Vera Cruz e Santo Antônio de Jesus também registraram crescimento do número de homicídios.
Já Simões Filho – cidade mais violenta do país no Mapa da Violência, do Ministério da Justiça, com base em dados de 2011 – teve uma redução de 27% da criminalidade. O número coloca a cidade na 14ª posição na entre os municípios com maior redução nos CVLI no estado. “É uma pesquisa nacional. Nós estamos trabalhando com dados recentes da Bahia, disse o delegado Hélio Jorge.
Com informações do Correio*