A Catuense conquistou no último domingo,14,a segunda vaga para a disputa do Campeonato Baiano da segunda divisão contra o Galícia que alcançou o mesmo objetivo no sábado,13.Ambas já estão garantidas na elite do campeonato baiano de 2014.
O time de Catu foi derrotado pelo Itabuna, por 1 a 0, mas se garantiu porque no jogo de ida em Alagoinhas havia vencido o Dragão do Sul por 3 a 0. Agora, a equipe jogou com a vantagem e fez a festa na casa do adversário.
Fundado em 1º de janeiro de 1974, a Catuense é uma agremiação de bonita história no futebol baiano. Apesar de nunca ter conquistado o Baianão, o clube bateu na trave nos anos de 1983, 1986, 1987 e 2003, quando foi vice-campeão.
O Bem-te-vi foi rebaixado para a Segundona em 2007. Agora, seis anos depois, a Catuca, como é carinhosamente chamada, coroou a bela campanha com a conquista do retorno à elite.
Galícia
Foram 14 anos de agonia e angústia para o torcedor galiciano que pôde soltar o grito que estava preso na garganta: o Galícia voltou!
De ante de milhares de apaixonados, em Pituaçu, o Granadeiro fez bonito, venceu o Flamengo de Guanambi por 4 a 1 e garantiu vaga na 1ª Divisão do Baianão de 2014. O artilheiro Alemão marcou três gols e Jhone deu números finais à vitória.
Clube adorado pelos soteropolitanos, o Galícia é considerado por muitos o segundo time dos rubro-negros e tricolores.
Ligado à colônia espanhola em Salvador, o Granadeiro é dono de cinco títulos baianos da 1ª Divisão. Três deles, em 1941, 1942 e 1943 lhe renderam o status de primeiro tricampeão baiano da história.
Fundado em 1º de janeiro de 1933, o Azulino caiu para a Segundona em 1999. Quatorze anos depois, o Demolidor de Campeões conquistou o retorno à elite do futebol baiano.
Da redação CN * informações FBF/Foto:Chiquitinhamaravilha