O cinegrafista José Carneiro teve uma idéia bastante interessante e que “caiu na graça do povo” de modo especial o de Conceição do Coité, quando resolveu editar imagens de um acervo de 8.800 fitas de vídeo, gravadas desde 1990 de todos os acontecimentos no município.
De acordo com Zé Carneiro, a idéia partiu depois de observar a grande quantidade de gravação guardada, sendo algo que serviria para a população reviver grandes momentos e também para a juventude atual que não conheceu as grandes festas de vaquejadas, micaretas, motocross, shows com grandes nomes da música da Bahia e do Brasil que estiveram em Coité, desfile de moda, gincana, campanhas políticas, “enfim, um super arquivo de memória que vem ganhando seguidores, já que abrir uma pagina no Facebook.com/ESTUDIO8COITE, com esse propósito e a cada dia vejo o grande crescimento no numero de pessoas curtindo e se emocionando, pois, são netos e netas que não conheceram seus avós, sobrinhos que não conheceram seus tios, enfim várias pessoas do meio da sociedade coiteense que deixaram esse mundo, mas não desapareceram das imagens”,ressaltou Carneiro.
Segundo ele todo dia posta um vídeo, são cinco por semana, os que estão sendo postados são relativos ao ano de 1990, portanto “muita coisa mudou e acaba sendo divertida, festa de escolinha a gente ver crianças que hoje são formadas em direito, medicina, muitos não moram mais em Coité, é realmente fascinante”, fala com emoção José Carneiro.
Ele garante também que as imagens estão super conservadas e protegidas, pois são guardadas em caixas de isopor e com produto antimofo e comprou dois raros vídeos cassetes que praticamente se extinguiu do mercado, justamente para passar as fitas e escolher os momentos.
“Quando eu chegava às festas com a câmera no ombro as pessoas perguntavam: pra que essas imagens, aqui não têm televisão. “Mas o meu pensamento era voltado para o futuro, este tempo que estamos vivendo agora, de reviver a memória da cidade, o povo sem memória não é ninguém” concluiu José Carneiro, responsável também pelas imagens da maioria dos casamentos, aniversários, bodas e formaturas não só de Coité como de várias cidades na Bahia.
Aproveitando a semana cultural da cidade que completa 80 anos, ele fez um vídeo voltado para a história de Coité, vale a pena conferir clicando no link acima.
Texto e fotos: Raimundo Mascarenhas