A 5ª Conferência Municipal de Assistência Social de Conceição do Coité foi realizada nesta quarta e quinta-feira, 24 e 25 de julho, no Centro Cultural e Centro Comunitário Padre Luiz Rodrigues. O evento reuniu governantes e a sociedade civil organizada com o tema central: “Gestão e Financiamento para a efetivação do SUAS”.
As crianças e adolescentes no palco do teatro representam uma realidade perversa vivida por meninos e meninas nas cidades brasileiras. Eles são as maiores vítimas da ausência de políticas públicas para garantir os direitos humanos e reduzir as desigualdades sociais ao longo de séculos no país. Os jovens são do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil da comunidade de Almas e fizeram a abertura da conferência.
A rede de Assistência Social do município foi avaliada e a conferência baliza o governo na definição das prioridades. Para a secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Evania Carneiro, foi dado um passo muito grande visando aprimorar o trabalho Social do município que hoje atende as pessoas que mais precisam. “É assim ouvindo a sociedade que o Governo da Gente vai construir uma política inclusiva”, disse a secretária.
Para Nádja Márcia Campos, assistente Social, com oito anos de existência o Sistema de Assistência do Social do Brasil tende a se consolidar a partir da Conferência Nacional que acontece no final do ano, em Brasília.
Neste ano, o Governo já realizou outras oito plenárias como essa em diversas áreas. A conferência é um espaço dialógico e neste caso debate da problemática do trabalho infantil mostrada no inicio ao empreendedorismo juvenil da Orquestra Santo Antonio, que com apoio da Prefeitura através de verba de subvenção social agora atende a mais de cem jovens de todos os bairros da cidade.
Fonte: SECOM/PMCC