“Garimpeiro é toda pessoa que atua diretamente no processo da extração de substâncias minerais garimpáveis. Mas trata-se de uma profissão que não existia oficialmente até dois anos atrás, quando foi instituído o Estatuto do Garimpeiro, definindo além da profissão, um Dia Nacional comemorativo para a classe, o dia 21 de julho”, falou ao CN o paraibano Augusto Geraldo da Silva, residente em Nordestina, município localizado no território do sisal, desde 1993 e eleito presidente da recém-criada Cooperativa dos Garimpeiros do Itapicuru, com sede em Nordestina.
Para homenagear esses profissionais, aconteceu no domingo (21), a VI festa comemorativa ao Dia Nacional do Garimpeiro, na Travessa Agnaldo Xavier dos Reis e o tema que motivou o encontro foi “Se é da Terra é Nosso”. Um dos idealizadores do evento, Sérgio Góis da Silva, disse que tudo nasceu com um churrasco à margem do Ria Itapicuru em 2007 e no ano seguinte a festa foi transferida para cidade e permanece até o hoje.
Góis lembrou que o garimpo é uma das principais fontes de renda do município e mesmo sem um número exato, ele estimou que aproximadamente 3 mil pessoas trabalhem diretamente com o garimpo. “Nosso maior objetivo é, além de comemorar a data, manter esses profissionais unidos e organizados”, afirmou o presidente.
Foi montada uma estrutura com palco, som, iluminação e gerador para apresentação de grupos musicais, tendo como atração principal Júlio Nascimento, que pela quarta vez participou do evento e na justificativa do contrato, Sérgio destacou a forte ligação do artista com os garimpeiros.
Júlio Nascimento, natural de Colinas, Maranhão, hoje residindo em Salvador, é considerado um dos artistas mais popular da música brega. A equipe do CN, o artista contou que teve uma infância difícil e começou a sua vocação musical, desde os 6 anos de idade. Lembrou que 1991 gravou o seu primeiro disco vinil, conseguindo um enorme sucesso com a música “Leidiane” e conquistou o prêmio da música mais pedida e tocada em todas as emissoras de rádios FM’S em Teresina no Piauí.Júlio já gravou mais de 15 CDS.
Questionado sobre o trabalho marcante da carreira, Júlio Nascimento disse que foi realmente a música “Leidiane”, gravada em 1991 e não esperava que o sucesso e os fãs, chegassem tão rapidamente. Se apresentaram ainda o Grupo R Choc, Intensa Paixão, Forró Tropical e R choc.
Convidado para participar do evento, o vice-prefeito de Conceição do Coité, Alex Lopes (PMDB), falou que ficou impressionado com o nível de organização da categoria, principalmente com a criação da Cooperativa, que irá permitir que trabalhem com mais segurança. Dentre as conquista d classe, o vice-prefeito, que posou para uma foto ao lado dos líderes do movimento, ouviu detalhes sobre o andamento da PEC 405/09, que trata da aposentadoria para os garimpeiros, que foi aprovada pela comissão especial criada para analisar a proposta de emenda à Constituição (PEC405/09) que restabelece esse direito para a categoria.
Na opinião de Alex Lopes, se a proposta for aprovada também pelo Plenário da Câmara, os garimpeiros e pequenos mineradores serão incluídos na Previdência Social na mesma faixa de contribuição e benefícios em que está os produtores, os parceiros, os meeiros e os arrendatários rurais, além dos pescadores artesanais, o que considera muito importante.
Da redação CN * colaborou Adimário Reis e Sidicleiton Souza ( Zé Bim)