Foi realizada no último sábado (27) por volta das 15h, no Clube Social Juriti,Distrito de Coronel João Borges(Riacho da Onça),distante 34 km da sede do Município,o 1º Congresso Emancipacionista da Bahia, onde reuniu comissões de 15 distritos do Estado, e contou com a presença de Luiz Farias, assessor da Comissão de novos municípios da Assembléia do Ceará,Luiz Carlos Mourão Maia, presidente da Comissão de Criação de Novos Municípios, Estudos de Limites e Divisas Territoriais (foto).
Luiz Carlos relatou que está aguardando a tramitação de um projeto no Senado para poder entrar com processos de emancipação, não só no Estado do Ceará como também no Estado da Bahia.
Segundo o mesmo, se convidado, poderá comparecer no distrito de Espanta Gado e a possibilidade de emancipação política dos distritos de Queimadas só ocorrerá com a união dos mesmos, pois isoladamente é inviável. A emancipação trará o poder público mais próximo da população, mais acesso a políticas públicas não havendo fatores negativos para o município de Queimadas.
A comissão representativa do Riacho da Onça é composta por moradores da comunidade que estavam presentes e expuseram as motivações que levam a todos a continuarem lutando pela emancipação do distrito.
Dentre os representantes da classe política presentes na reunião,estavam o deputado estadual Luciano Simões, o suplente de deputado Ângelo Almeida, os vereadores de Queimadas; Valmir Barreto, Paulino Ferreira, Lícia de Litinho, Luis Carneiro, prefeito do município Tarcísio Pedreira,secretário de Educação do município, Leonir Florianir, presidente da Câmara de vereadores de Canarana Genivalter Borges,vereador Paulo Crespo da cidade de Santaluz,Lomanto Queiroz vereador da cidade Valente,ex-prefeito Paulo Sérgio Brandão,os empresários Cloudes Rios, André Luís Andrade e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Queimadas (STRAF) Domício Araújo.
As comissões de emancipações dos distritos de:Ibiaporã-cidade Mundo Novo, Angico- cidade Mairi,Itamarati-cidade Ibirapitanga,Salobro- cidade de Canarana,Pilar-cidade Jaguarari, Itatiaia – cidade São José do Jacuipe, Vila do Café- cidade Encruzilhada, Salgadália- cidade de Conceição do Coité, Estrela de Boá – cidade Jaguaquara.
O deputado Luciano Simões, vice- presidente da comissão emancipacionista, falou um pouco a respeito dos municípios baianos que sonham e trabalham em prol da emancipação e sobre a distribuição dos problemas,recursos e políticas públicas,realçando que não haverá prejuízo em hipótese alguma para o município de Queimadas, citando como exemplo o município de Ponto Novo. Segundo ele, com relação ao projeto que está em tramitação no Senado, não haverá veto por parte da presidente Dilma.
O presidente da Câmara de Vereadores de Queimadas, Lázaro José dos Santos, falou sobre a importância e o comprometimento da comissão e da população do Riacho da Onça no processo emancipacionista, ressaltando o compromisso da Câmara de Vereadores do município neste processo. Segundo o presidente da câmara poderá acontecer uma audiência pública no Distrito de Espanta Gado para tratar especificamente sobre o tema.
O vereador Valmir Barreto, residente no distrito de Espanta Gado destacou o sonho e a luta do Distrito, e disse que não haverá disputa pela emancipação e sim união entre sede e distritos para o desenvolvimento e fortalecimento da região.
O prefeito de Queimadas Tarcísio de Oliveira Pedreira disse que o congresso veio a tirar muitas dúvidas a respeito do tema, elogiando a organização do Distrito do Riacho da Onça na luta pela emancipação e colocou sua administração à inteiro dispor da causa emancipacionista.
Em seguida houve uma mesa redonda para esclarecer as dúvidas sobre os pontos negativos e positivos da emancipação e como se dará a continuidade deste processo.
Após o término houve uma pequena confraternização entre os presentes.
Jornal Queimadas News ( Zé Bim)