Um grupo de pesquisadores do México anunciou a criação da “chuva sólida”, um pó que absorve grandes quantidades de água e libera o recurso aos poucos, que pode ser usada para hidratar plantas em períodos de longa estiagem. As informações são do site BBC News.
A água em pó é um derivado de um polímero absorvente criado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos e usado originalmente para fabricação de fraldas descartáveis. O engenheiro Sérgio Jesus Rico Velasco teria feito a adaptação para que o produto armazene água.
Segundo os fabricantes da “chuva sólida”, 10 gramas do material podem absorver um litro de água. O líquido armazenado no polímero também pode durar até 10 nos no solo, a depender da qualidade da água armazenada.
Em pesquisas feitas pelo governo do México, foi constatado que o uso da “chuva sólida” pode aumentar a produtividade de lavouras em épocas de seca em até 300%.
Ainda de acordo com a reportagem da BBC, o invento, embora já seja vendido no México, não é unanimidade. A professora Linda Chalker-Scott, da Universidade de Washington, afirma que adubo produzido a partir de lascas de madeira, por exemplo, surte o mesmo efeito da “chuva sólida” a um custo bem menor.
Com informações do A Tarde*