No final da tarde de sexta-feira (09),50 famílias residentes nas comunidades do Sertãozinho,Extrema e Samambaia,na região do Distrito de Salgadália,foram beneficiados com filtros de cerâmica concedidos pelas Voluntárias Sociais da Bahia,através do programa Água Saudável em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura Municipal de Conceição do Coité. Os moradores das comunidades beneficiadas com o programa assistiram a uma palestra da secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Evania Carneiro, que orientou sobre a importância de consumir água de qualidade para evitar doenças.
“O filtro de barro exige cuidados básicos e simples. A vela deve ser limpa a cada três meses,ou,antes disso, caso esteja amarelada ou esverdeada. Não é recomendada a utilização de produtos para a limpeza da vela, basta água corrente e uma esponja nova e limpa”, falou a secretária.
Segundo a Evania Carneiro, a iniciativa é de grande inclusão social para quem tanto precisa e reafirmou o compromisso da gestão em cuidar de gente. “Visitei todas as casas destas comunidades, em especial o Sertãozinho, e percebi a carência e ausência de um filtro, dai trabalhamos para conseguir e acreditamos que é de muita importância para saúde de todas estas pessoas”, falou Evania durante o ato de entrega dos filtros na comunidade do Sertãozinho.
As famílias da Extrema foram ao Sertãozinho para o ato que implantou o programa “água saudável” no município e a agricultora Júlia Valentina da Silva recebeu o filtro, numa simbologia, das mãos do prefeito Francisco de Assis (PT). Dona Júlia falou ao CN que realizou seu sonho de muito tempo. “Não tinha condições de comprar um filtro desses. E minha alegria foi maior ao vê que todas as famílias da nossa comunidade foram beneficiadas”. falou.
Assis, como é conhecido o prefeito, lembrou que ao assumir a Prefeitura em primeiro de janeiro, convocou todos os secretários e levou ao Sertãozinho para mostrar a realidade de uma comunidade excluída pelas gestões anteriores e determinou que trabalhassem para que houvesse uma verdadeira transformação com inclusão social e melhoria na qualidade de vida dos seus moradores.
O prefeito, desde que tomou posse, já esteve três vezes no Sertãozinho acompanhando as ações governamentais naquela comunidade. “Distribuímos leite, suco, carne, roupas e agora filtros. São apenas ações, mas um bom governo é aquele que melhora a vida das pessoas”,ressaltou o petista.
Ele externou o desejo de construir uma infraestrutura básica para formação de um Povoado, inclusive havia encaminhado topógrafo, engenheiro e arquiteto para projetar a comunidade, mas por causas de problemas relacionados à legalização do terreno, isto ainda não foi possível. “Ajude-nos a ajudar vocês”, pediu Assis. Finalizou o discurso dizendo que aquele povo era muito importante para ele.
Ao chegar a Samambaia, Assis falou que o programa “água saudável”, irá realizar ações voltadas para a melhoria da água consumida pela população e ouviu do aposentado Joaquim Alves Araújo, 70 anos, agradecimento por não esquecer da sua comunidade. “Eu estava preocupado porque tenho nos pequenos e não tinha dinheiro pra comprar um filtro desses”, falou “Seu Joaquim”.
O líder comunitário João Ferreira Araújo, 37 anos, cuidou pessoalmente em selecionar as famílias que não possuía filtros e com esta ação da Prefeitura, 100% possui o tradicional filtro de barro, que apesar de ser um antigo “morador” em muitos lares, ainda dá conta do recado. João acompanhou o prefeito Assis até a residência do deficiente visual Bernardo Ferreira Costa, que completou no sábado (10), 87 anos.
O vereador Rene de Salgadália (PT) integrou a comitiva do prefeito e agradeceu ao povo pela confiança no período eleitoral e garantiu estar satisfeito com a gestão do prefeito Assis, pois vem atendendo as necessidades do Distrito de Salgadália. “A gestão municipal tem olhado em todos os ângulos e isto nunca aconteceu aqui em nossa comunidade”, fali Rene.
Saiba mais sobre filtros – Estudos apontam que o filtro tradicional de barro, com câmara de filtragem de cerâmica é bastante eficiente na retenção de cloro, pesticidas, ferro e alumínio. Além de também reter 95% do chumbo e 99% do parasita Criptosporidiose, espécie causadora de diarreias e dor abdominal.
Para a primeira dama Flávia Amâncio, a eficiência na retenção de impurezas se deve a forma como o filtro faz a passagem de água impura para filtrada.
A filtragem por gravidade, em que a água lentamente passa pela vela e goteja num reservatório inferior, garante que micro-organismos e sedimentos não desçam. Exatamente como funciona o filtro de barro.
Em contrapartida, quando a água sofre uma pressão de passagem, tais como o fluxo da água da torneira ou tubulação, o processo de filtragem fica prejudicado, já que a pressão faz com que micro-organismos e sedimentos passem pelo sistema e cheguem ao copo das pessoas. A pesquisa também revela que muitas tecnologias lançadas para novos filtros não têm tanta utilidade, pois em geral não impedem que elementos perigosos como flúor e arsênio passem pela filtragem.
Da redação CN * texto Valdemí de Assis/ fotos: Raimundo Mascarenhas