Na última terça-feira, 13, foi realizado um encontro dos Grupos de Trabalho (GTs) na cidade de Baixa Grande. A atividade foi avaliada como positiva pelos participantes, pois cumpriu o cronograma programado, que iniciou com abertura da mesa, contendo representantes da sociedade civil e do poder público, logo apôs, discussão de eixos e finalizando com a plenária, momento que os(as) articuladores(as) dos diversos GTs puderam compartilhar com os demais Grupos de Trabalho os cronogramas e o planejamento das ações para o segundo semestre deste ano.
Utilizando da fala na mesa de abertura o prefeito de Baixa Grande Pedro Lima Neto (foto) comentou da satisfação em receber representantes dos 14 municípios da Bacia do Jacuípe, sendo eles de diversos setores do Poder Pública e Sociedade Civil e disse que Baixa Grande faria de tudo para poder dá toda a estrutura e comodidade para a realização destes eventos que visam o fortalecimento do Território de Identidade Bacia do Jacuípe.
O secretário de Agricultura de Baixa Grande, Reinaldo Brito e atual presidente do Conselho Fiscal do CODES, salientou a importância da valorização dos GTs, no sentido financeiro, pois alguns para participarem de eventos como este receberam alguns incentivos, boa parte são representantes da Sociedade Civil e deixaram de fazer suas atividades, sendo que muitos deles arcam com o deslocamento. E finalizou sua fala dizendo que Baixa Grande agradece e acolhe a todos com carinho
O presidente do CODES, em sua fala relatou da importância das metodologias que são aplicadas nos encontros dos GTs. Segundo Carlos é interessante que a Sociedade Civil entenda que o CODES não é outro governo e sim parte administrativa juntamente com o Poder Público e assim conseguir o desenvolvimento sustentável aos cidadãos em cada município. Elogiou o momento que estamos passando, onde muitos tem ido às ruas reivindicando direitos e governos mais justo. “defendo que as ações tem que partir e acontecer nos municípios que seja na sede, povoados ou zona rural, pois é ali onde as pessoas convivem, trabalham e estudam”. Comentou Carlos Alberto da Silva Almeida.
Fotos: Jorge Henrique e Ediomário Catureba
Redação: Ediomário Catureba